quinta-feira, agosto 23, 2012

As Rádios Jovens em Cabo Verde


 Indira - Animadora da RCV+

A RCV+ é uma rádio que “procura responder às expectativas da juventude numa programação diversificada, de qualidade, apostando em temas/assuntos interessantes e importantes que potenciem a participação dos jovens na vida pública do país”, segundo o jornalista Carlos Santos.

A RCV+ iniciou as suas emissões oficiais no dia 22 de Dezembro de 2007 na frequência de 95.5 MHz, na Cidade da Praia e a 16 de Maio de 2009 na ilha de São Vicente. Aquando da sua criação a RCV+ tinha projectado a sua emissão a nível nacional, mas até esta data a RCV+ é escutada apenas em algumas ilhas.

A RCV+ aposta numa programação diversificada, com conteúdos informativos, formativos, recreativos e muita música. Para além do espaço noticioso de 7 minutos, Info+ todos os programas da RCV+ (têm a duração de 5, 10 e 15 minutos) e são apresentados na língua cabo-verdiana, isso como forma de estar mais próximo do seu público-alvo (jovens). Na RCV+ trabalham actualmente 5 animadores e um jornalista que também coordena a emissora, o jornalista Benvindo Neves. Segundo os seus fundadores, de acordo com Carlos Santos a RCV+ tem um formato musical, mas também com outros conteúdos, como, informativos, debates, entrevistas, reportagens, jogos, passatempos, etc (tudo isso, claro em torno de questões que interessam aos jovens). Ao contrário das outras rádios consideradas jovens (pelos seus fundadores) existentes no país que passam essencialmente música. Segundo o director da RCV, Carlos Santos “A RCV+ está vinculada às obrigações de serviço público visadas tanto nos Estatutos da RTC, como na Lei da Rádio, devendo por isso:

"Contribuir para a informação do público e valorizar a cultura nacional, assegurando ao mesmo tempo a possibilidade de expressão e de confronto de diversas correntes de opinião. Assegurar a independência, o pluralismo, o rigor e a objectividade da informação perante o governo, a administração e os demais poderes públicos. Promover a defesa e divulgação dos valores da cultura cabo-verdiana, produzindo programas de educação ou formação de crianças, jovens (...), Contribuir para o esclarecimento, a formação e a participação cívica e política da população jovem;”

Efectivamente a RCV+ dentro da sua linha de programação voltada para os jovens, tenta cumprir o estatuto da Rádio e Televisão de Cabo Verde. Nesta linha a RCV+ informa o seu público-alvo, fazendo uma selecção das notícias que considera mais pertinente em relação a essa camada da sociedade, é uma rádio que faz sempre a divulgação de actividades culturais, com algum destaque aos cantores cabo-verdianos. É uma rádio que tem tentado passar informações formativas para os jovens. Em relação a política a rádio não da muita importância a este tipo de factos por ser algo que não interessa muito a camada juvenil. Exemplo disso é que quando vão apanhar as notícias na rede interna da RCV ou na Internet as noticias que falam sobre o governo ou sobre a economia não entram no info+.

A RCV+ dispõe de dois estúdios na cidade da Praia, e outro na ilha de São Vicente. Mas esta última referida não é bem aproveitada para fazer trabalhos da RCV+, pois existe falta de recursos humanos e esse estúdio muitas vezes é utilizado para a programação da Rádio de Cabo Verde. A RCV+ aposta claramente no crioulo, sendo que até a informação apresentada através do espaço noticioso info+ é transmitido em crioulo.

Dentro da programação da RCV+ encontramos os seguintes programas: Nôs Talento, que é um programa que dá voz aos jovens talentos da nossa terra, + Desporto que está dividida em duas partes: “Bola Branca” que é a retransmissão do jornal desportivo da Rádio Renascença, de Portugal. É emitida das 8:h às 8h:30mn, às 12h:30 e às 18h:30 e “Desporto Nacional” em 5 minutos são abordados os assuntos desportivos a nível nacional. É emitido duas vezes por dia, as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre antes das edições de “Bola Branca” das 8h:30mn e das 18h:30mn.

 Informação artista é um programa que apresenta informações de artistas nacionais e internacionais, apontando os cd´s que são lançados e os espectáculos agendados no país e no exterior. Mas o programa não se cinge à música. Igualmente, lança um olhar sobre a literatura, a dança, as artes plásticas, etc. O programa é apresentado pela animadora Nany Vaz e vai ao ar às 9h:30 e às 15h:30 às segundas, quartas e sextas-feiras, Ciência e Técnica um programa de 5 minutos que traz as últimas informações científicas e técnicas no que diz respeito às descobertas, às inovações electrónicas e informáticas e ao mundo das telecomunicações. Vai para o ar de manhã e à tarde nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Pipocas é um programa sobre informações do cinema, das estréias e das filmagens que estão a decorrer. É apresentado por Gil Noro às 9h com repetição as 15h na terça e quinta-feira, Bu beleza e bo saúde o programa aborda as questões ligadas à saúde e bem-estar dos cidadãos, com especial enfoque na camada jovem. Apresentam-se, também, dicas de beleza e conselhos práticos dados por especialistas em diferentes áreas transversais à saúde e ao mundo da moda/beleza. O programa tem a duração de 10 minutos e durante algum tempo foi apresentado pela estagiária Fabiana Lima.

 Artista da semana É um micro-programa que pode chegar aos dez minutos, tendo apenas a voz do artista e as suas músicas. Levando em conta um guião de perguntas, o artista convidado fala do seu trabalho discográfico, da sua carreira, dos seus projectos. Depois a gravação é editada, intercalando as respostas com músicas do artista em causa, Top+ vai ao ar todos os dias de segunda à sexta-feira. São duas edições diárias, uma às 11h e a segunda às 17h. Das 8 músicas cujos excertos são rodados antes, os ouvintes votam em seis que vão para o ar por ordem decrescente de preferência, dependendo do número de votos que cada um conseguir. Apresentado de manhã pela animadora Ariana Vaz, o programa é retomado à tarde, com Silvia Barros.

Retratos da vida um programa que apresenta pequenas entrevistas com jovens que, em primeira pessoa, contam as suas experiências nas mais diversas áreas. O programa inicialmente era dedicado exclusivamente aos jovens que fazem tratamento de desintoxicação na Granja de São Filipe, aos quais se pedia para contar as suas experiências de toxicodependentes de forma a dissuadir a juventude de experimentar as drogas. Entretanto, depois de algum tempo, alargou-se o âmbito do programa para diferentes sectores da sociedade com o objectivo de mostrar aquilo que de positivo a juventude tem para oferecer, quais sejam atitudes empreendedoras, a perseverança e a superação de dificuldades diversas, entre outros. É emitido às 12H00 e às 18H00 na segunda, quarta e sexta-feira e é apresentado pelo jornalista Benvindo Neves.

Parada de sucessos que reúne as músicas que durante toda a semana ocuparam os lugares de destaque no Top+ é apresentado aos domingos pela Paula Fortes, As rotas da internet que apresenta sugestões de sites, onde os ouvintes podem encontrar informações úteis, que o pode ajudar no seu dia-a-dia. Sai às segundas, quartas e sextas, às 18h:15mn, Som Y Tom Produzido e apresentado pelo DJ Ivan Lluv, tem a duração de uma hora e é dedicado ao dance music. Sai aos sábados a partir das 19H00.

Ritmos e melodias é um dos programas produzidos por pessoas que não fazem parte da RCV+. Tem a duração de uma hora e é dedicado à música jazz e ao blues. É emitido às 21H00 de segunda e sexta-feira. Apresentado por Abrão Rodrigues, Rise Programa dedicado ao reggae. Com a assinatura do Jorge Andrade, outro jovem que colabora com a RCV+ é emitido às terças e sábados a partir das 21H00.

Pro Metal Trata-se de mais um programa musical, voltado para o rock. Vai para o ar às quartas e domingos a partir das 21H00, Ritmos e poesias este é mais um programa com a assinatura do Abraão Rodrigues e voltado para o hip hop e o rap, transmitido também às 21H00 de quinta-feira e às 13H00 de domingo, Nostalgia um programa realizado e apresentado por Gil Noro, a partir das 22H00, faz recordar o melhor da música nostálgica e suave de outros tempos (Anos 70, 80 e 90 do século XX). Sai de domingo a quinta-feira, Disco+ Um programa com música para os que não dormem aos fins-de-semana às sextas e sábados, das 22H00 às 05 da manhã.

Conforto de um Abraço um programa romântico onde durante uma hora vários assuntos ligados ao tema são tratados. Desde o que é o amor, a sexualidade, o sexo e a paixão, com frases e reflexões diversas e ainda muita música romântica, Acústico RCV+ que divulga e promove os artistas nacionais privilegiando o lançamento de trabalhos discográficos ao vivo a partir do Espaço Multiusos da RTC (vulgo Auditório), o programa pretende privilegiar os artistas mais jovens. O programa tem como objectivo possibilitar o intercambio entre os artistas e o seu público ouvinte, uma vez que o público pode assistir o programa no auditório da RCV, Nobidadi di mundu di artistas (notícias breves, em 3 minutos, sobre as novidades do mundo artístico, com destaque para a música, dança, artes plásticas, literatura, etc). Ainda existe um espaço informativo, o Info+ que é o espaço da actualidade informativa nacional e internacional. Com a duração de 7 minutos vai para o ar às 10h,14h e às 17h. É emitido de segunda à sexta-feira, sendo que aos sábados apresenta-se a retrospectiva da semana às 10 horas.

Neste momento existem dois programas que estão suspensos por motivos de férias, Nôs Morna que durante 15 minutos de segunda à sexta-feira passa algumas mornas e Kartaz é um programa emitido a partir de São Vicente às quintas-feiras e tem a duração de 30mn, o programa fala sobre os acontecimentos culturais da ilha de São Vicente.

A RCV+ é uma rádio voltada essencialmente para os jovens e nesta linha tenta informar, formar e divertir os jovens com temas e músicas dos seus interesses. A nível de informação a RCV+ dispõe de informações 3 vezes ao dia (10, 14 e17 horas). Nesses serviços noticiosos, as notícias estão de alguma forma ligadas aos jovens ou lhes interessam.

Em relação as informações divulgadas nesse espaço são retiradas da Internet e da RCV através da rede interna, isso pelo facto, da RCV+ dispor de apenas um jornalista que é também o gestor da estação, Benvindo Neves. Enquanto que os outros trabalhadores da rádio são apenas animadores de antena. Ainda essa estação aposta em programas sobre saúde, cultura e jovens de sucesso no país. A RCV+ tem vindo a tentar contrariar a ideia de que as rádios voltadas para os jovens em Cabo Verde não transmitem apenas música, mas também tenta manter o seu público-alvo informado. A faixa etária dos seus trabalhadores pode ser considerada jovem. O que a diferencia da Rádio de Cabo Verde.

Podemos dizer que desde o surgimento da primeira rádio em Cabo Verde existem programas que de alguma maneira acabam por interessar aos jovens, inclusive vários foram os jovens que fizeram parte de forma activa no surgimento e desenvolvimento da rádio em Cabo Verde.

Autor(a): Irinita Andrade