terça-feira, julho 14, 2009

DJARMAI LIVRE NO AR

Dr. Di, Animador

Apesar da incerteza que paira sobre o futuro das rádios comunitárias, caso não surjam mecanismos exequíveis e transparentes com vista a sustentabilidade financeira das suas actividades, elas continuam decididas em investir na formação dos responsáveis e animadores.

Não obstante o reduzido número de horas por vezes dedicadas às acções de formação, as rádios comunitárias sabem que só com o conhecimento teórico e o saber prático estarão em condições de responder com satisfação às necessidades das comunidades em matéria de informação, formação e entretenimento.

Neste sentido, a “Rádio Comunitária Voz di Djarmai” acaba de realizar mais uma recliclagem destinada ao director, aos membros do conselho comunitário e aos animadores. Durante 20 horas os participantes receberam noções relativas à escrita para a rádio; a leitura/falada (com as componentes, entoação, modulação, vocalização/dicção, respiração, tom, timbre, ritmo); o directo e a animação de antena.
Carlos Santos, Sansy, Di

Espera-se que RCVD passe a prestar a partir de agora um melhor serviço público à comunidade, dando corpo às obrigações constantes do regulamento das actividades das rádios comunitárias. A Rádio Comunitária Voz di Djarmai, cuja emissão é escutada praticamente em toda a ilha através da frequência 89.5, é gerida pela Associação Para o Desenvolvimento do Morrinho e tem como director o jovem dinâmico Sansy Silva Moreno.

A RCVD é a única que cumpre escrupulosamente a lei das rádios comunitárias: abre às 7:30 e termina a sua emissão às 19:30, imagine-se com direito ao hino nacional de manhã à noite; não faz publicidade (spots), apenas pequenos anúncios não comerciais, dependendo o seu funcionamento do voluntarismo dos animadores, dos membros do conselho comunitário e de pequenos patrocínios.

Embora não haja qualquer estudo científico, depreende-se que os programas e os locutores da RCVD são muito apreciados pela comunidade. A grelha não difere muito das outras rádios que têm como referência a Rádio de Cabo Verde.

segunda-feira, julho 13, 2009

Ainda o Estudo de Audimetria

Como forma de melhor se perceber o nível de audiência e a satisfação dos ouvintes em relação à prestação das rádios em Cabo Verde, o KRIOL RÁDIO inicia hoje a divulgação faseada, e posterior analise, do estudo. Contamos com os seus comentários.

Notoriedade Espontânea
A RCV continua a ser a rádio mais citada espontaneamente pelos inquiridos. À semelhança de 2007, foi indicada espontaneamente por cerca de 4 em cada 10 inquiridos, sendo que as proporções acima da média foram registadas no Sal (69%) e em S. Vicente (52%), enquanto que em Santa Catarina, somente 1/5 dos entrevistados, apontaram espontaneamente o nome dessa rádio. A Praia FM é a segunda mais indicada, alcançando os 21%, ou, seja, comparativamente a 2007, aumentou em seis pontos percentuais, sendo Praia e Santa Catarina, os principais responsáveis por esse desempenho.

De resto, importa referir que não se registou nenhuma alteração na ordem das citações, relativamente a 2007, seguindo as duas rádios já mencionadas, a Rádio Nova (18%), a Crioula FM (11%) e as demais rádios com pouca expressão. Os homens são os que mais indicaram espontaneamente a RCV (44%, contra 32% das mulheres), enquanto que a Praia FM e a Rádio Nova, foram lembradas em maiores proporções pelas mulheres. Para a crioula FM, não se registou diferença entre os sexos.

Numa análise por nível de instrução, constata-se que a RCV foi mencionada em maior proporção pelos indivíduos com o nível pós-secundário, enquanto que Praia FM e a Crioula FM, foram citadas mais vezes entre os de nível secundário. Quanto à Rádio Nova, nota-se que é indicada especialmente entre os indivíduos sem nenhuma instrução. A citação espontânea da RCV e da Rádio Nova cresce com a idade, e para a Praia FM e a Crioula FM, regista-se o contrário, ou seja, são citadas espontaneamente em maior proporção entre os jovens, e à medida que aumenta a idade dos inquiridos, diminui a citação a essas rádios.

Notoriedade Dirigida
No que concerne à notoriedade dirigida, nota-se que praticamente todas as rádios diminuíram a sua performance relativamente a 2007, à excepção da Praia FM, Crioula FM e as rádios comunitárias. Deste modo, a Crioula FM é a rádio mais conhecida com 82% de citações, juntamente com a RCV que alcançou os 81%, menos doze pontos percentuais comparativamente a 2007. A Praia FM viu crescer a sua notoriedade dirigida a nível nacional, passando de 63% em 2007, para 72% actualmente. É a rádio com maior notoriedade dirigida, quer na capital (97%), quer em SantaCatarina (89%), enquanto que a RCV é a mais conhecida em S. Vicente (98%) e no Sal (95%).

A Praia FM é mais conhecida entre as mulheres, ao contrário da Crioula FM que recebe a maior proporção de citações entre os homens. Para a RCV e para a Rádio Nova, não se registou nenhuma diferença em termos de sexo. A Crioula FM e a Praia FM são citadas mais vezes entre os jovens, enquanto que a RCV e Rádio Nova conhecem melhores resultados entre os inquiridos com mais idade. A RCV, a Crioula FM e a Praia FM, alcançam níveis de notoriedade dirigida expressiva entre os indivíduos de todos os níveis de instrução, com destaque para aqueles que têm o nível pós-secundário, ao contrário da Rádio Nova, que atinge a sua maior performance entre os inquiridos sem nenhuma instrução.

Frequência com que Sintoniza a Rádio
A RCV é a rádio sintonizada com mais frequência por mais de metade dos cabo-verdianos, com 54% a afirmarem que têm o hábito de sintonizar essa rádio, seguida pela Praia FM (31%), Crioula FM (30%) e a Rádio Nova (29%). A RDP África foi citada por cerca de 11% dos cabo-verdianos, a Mosteiros FM, a Rádio Morabeza e a Rádio Educativa por 8%, ex-aequo e a Rádio Comercial por 7%. Relativamente a 2007, praticamente todas as rádios aumentaram as respectivas audiências, contudo, importa salientar que no ranking das classificações, a Crioula FM foi ligeiramente ultrapassada pela Praia FM ao nível nacional, devido sobretudo à liderança das audiências conseguidas por esta última na Praia, com cerca de 59% de citações.

A RCV é sintonizada com mais frequência pelos homens, enquanto que a Praia FM e a Rádio Nova são mais ouvidas pelas mulheres. Para a Crioula FM a audiência é repartida de forma igual entre os dois sexos. A Praia FM e a Crioula FM continuam a disputar o segmento mais jovem, pois, são sintonizadas com mais frequência entre os indivíduos com a idade compreendida entre os 15 a 24 anos, ao contrário da RCV e da Rádio Nova que são sintonizadas preferencialmente pelos indivíduos mais idosos. A audiência da RCV é maior entre os indivíduos com o nível pós-secundário, enquanto que os de nível secundário concentram as suas audiências basicamente na Praia FM e na Crioula FM.

Tempo que escuta a Rádio Diariamente
Os cabo-verdianos de uma forma geral continuam a dispensar muitas horas a escutar a rádio. Assim, cerca de 1/5 assumem escutar a rádio diariamente, em média mais de 6 horas, e praticamente metade (48%) dedica mais de 3 horas por dia a escutar a rádio. É na Praia que os indivíduos dedicam mais tempo a escutar a rádio, com 6 em cada 10 a declararem que em média demoram mais de 3 horas diariamente, sendo que destes, 27% dispensam mais de 6 horas por dia.

Relativamente a 2007, aumentou a proporção dos que dedicam menos de 1 hora por dia a escutar a rádio, passando de 10%, para 20% actualmente, ao mesmo tempo que aumentou a proporção dos que dedicaram mais de 6 horas, passando de 15% em 2007, para 21% em 2009.

São os mais jovens, isto é indivíduos com a idade compreendida entre os 15 a 24 anos, aqueles que dedicam em média mais de 6 horas diárias a escutar a rádio. Por nível de instrução e por sexo, não se nota diferenças dignas de registo.

Programas da sua Preferência
A música e a notícia são os programas de preferência da maioria dos ouvintes da rádio, à semelhança do que se constatou em 2007. Assim, cerca de 41% indicaram os programas musicais como sendo os seus preferidos, contra 33% que apontaram a notícia. Esta é indicada em maior proporção no Sal (40%) e no Fogo (37%), enquanto que a música atrai mais ouvintes em Santa Catarina (44%) e em S. Vicente (36%).

Os programas de debate, culturais e educativos foram indicados por somente 7% dos inquiridos. O debate, assume alguma expressão entre os ouvintes do Sal, alcançando os 9%. Os noticiários ganham maiores preferências entre os indivíduos acima dos 45 anos, enquanto que a música é por excelência preferida entre os mais jovens, alcançando os 56% entre os indivíduos com a idade compreendida entre os 15 a 24 anos, contra os 21% registados entre aqueles com 55 anos e mais. Os noticiários alcançam maiores audiências entre os indivíduos sem instrução, e a música é mais preferida por aqueles que possuem o secundário. A música também é mais preferida pelas mulheres do que pelos homens, enquanto que a notícia é preferida de forma igual pelos indivíduos de ambos os sexos.

Programas das suas Preferências
Os programas indicados como os preferidos são escutados em maiores proporções na RCV, Praia FM e Crioula FM, com 37%, 18% e 13%, respectivamente. Relativamente a 2007, a RCV apesar de continuar a sua liderança, perdeu algum espaço essencialmente para a Praia FM, que aumentou em sete pontos percentuais a proporção dos que escutam os seus programas preferidos nessa rádio.

Os jovens escutam em maiores proporções os programas das suas preferências na Praia FM e na Crioula FM, contrariamente à RCV e à Rádio Nova que foram mais citadas à medida que aumenta a idade dos inquiridos. Os homens escutam em maiores proporções os programas de suas preferências na RCV, contrariamente às mulheres que indicaram a Praia FM e a Crioula FM.
Programas da sua Preferidos
A fidelidade demonstrada pelos inquiridos aos programas de suas preferências continua elevada, com mais de metade (56%) a declarar que escuta sempre o seu programa, sobretudo no Fogo (70%) e na Praia (63%). Contudo, aumentou a proporção dos que afirmam que poucas ou raras vezes escutam esses programas, passando de cerca de 6% em 2007, para 13%, actualmente, sobretudo em Santa Catarina, onde alcança os 23%. Não se detectou nenhum padrão definido, quer em termos de idade, de instrução ou de sexo.


Frequência com que Escutou Rádio nos Últimos 3 Meses
Cerca de 2/3 dos cabo-verdianos escutam a rádio todos os dias, especialmente no Sal (74%) e no Fogo (73%). Em Santa Catarina, a proporção é de 46%. Entretanto, ao compararmos com o ano de 2007, verifica-se que diminuiu em cerca de doze pontos percentuais a proporção dos que confirmam escutar a rádio todos os dias, ao mesmo tempo que aumentou a dos que declaram escutar a rádio entre 2 a 3 dias por semana, passando de 10%, para 19%, no mesmo período.


Horário que Escuta a Rádio
As rádios continuam a ter os seus piques de audiência no período de manhã com (49%), aumentando em cerca de seis pontos percentuais a proporção dos que indicaram esse período, comparativamente a 2007. O período da tarde também apresenta uma audiência considerável, com 33%, seguido pela noite que fica nos 18%. O período de manhã é o preferido no Fogo e em S. Vicente, por cerca de 56% e 55%, dos entrevistados respectivamente, enquanto que o período da tarde é mais apreciado no Sal, com 43% e o da noite, atinge a sua melhor performance em Santa Catarina, com 32% de indicação.

As mulheres normalmente costumam escutar a rádio principalmente de manhã, enquanto os homens fazem-na à noite. No período da tarde a audiência está repartida de forma
equilibrada entre os dois sexos. A audiência de manhã aumenta com o nível de instrução, isto é, é mais baixa entre aqueles sem instrução (44%) e mais elevado entre os que possuem o nível pós-secundário (60%). À tarde, verifica-se o contrário, ou seja, é maiorentre os indivíduos sem instrução (40%) e diminuí à medida que aumenta o nível de instrução, alcançando os 24% entre os de nível pós-secundário.


Locais onde Escuta a Rádio

A casa continua a ser o local onde a maioria dos cabo-verdianos escutam a rádio, com 92% de citações, o que representa um aumento de seis pontos percentuais, comparativamente a 2007. É em S. Vicente (96%) e em Santa Catarina (94%) que se regista as proporções acima da média, contra os 90% na Praia e no Fogo. O local de trabalho é o segundo lugar mais citado, com cerca de 12%, sobretudo no Sal, onde alcança uma proporção considerável (22%), contra os 13% registados em S. Vicente e no Fogo e os 10% na Praia.

São os indivíduos com os níveis mais elevados de educação, que escutam a rádio em maior proporção no local de trabalho. Em casa não se regista um padrão definido. A proporção de mulheres que costuma escutar a rádio em casa é superior a dos homens, enquanto que no trabalho verifica-se o contrário, ou seja, a proporção de homens que declara escutar a rádio nos seus locais de trabalho (15%) é superior ao das mulheres (9%).
Em que locais costuma escutar rádio Praia Fogo Total
Cerca de 8 em cada 10 cabo-verdianos afirmam que nas suas casas, entre 1 a 4 pessoas costumam escutar a rádio habitualmente, representando um aumento de dez pontos percentuais, comparativamente a 2007. As proporções acima da média foram registadas em Santa Catarina (81%), no Sal e no Fogo, com 80% ex -aequo e na Praia, com 79%. Em S. Vicente, continua expressiva (26%), a proporção dos que declaram que entre 5 a 9 pessoas costumam escutar a rádio nas suas casas.

Avaliação da Qualidade dos Programas
A qualidade dos programas da rádio de uma forma geral é considerada como sendo boa/muito boa, por cerca de 77% dos inquiridos. Comparativamente a 2007, nota-se uma aumento de doze pontos percentuais na avaliação positiva, ao mesmo tempo que diminuiu de 35%, para 23% a percentagem dos que classificaram-na de razoável. As avaliações mais positivas foram registadas em Santa Catarina (87%), na Praia (84%) e no Fogo (80). A proporção da avaliação boa/muito boa tende a diminuir com o nível de instrução e é mais elevada entre os indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos. As mulheres são as que avaliaram mais positivamente a qualidade dos programas da rádio (72%, contra 69% entre os homens).


Avaliação da Qualidade dos Jornalistas da Rádio
A qualidade dos jornalistas da rádio também é considerada de boa/muito boa, por cerca de 73% dos inquiridos, melhorando substancialmente a sua performance comparativamente a 2007, em cerca de dezasseis pontos percentuais. Os valores acima da média foram registados em Santa Catarina (86%), na Praia (79%) e no Fogo (78%).

À medida que aumenta a idade dos inquiridos, aumenta a proporção dos que atribuíramuma classificação de boa/muito boa à qualidade dos jornalistas da rádio. Contudo, esta performance diminui com o nível de instrução, ou seja é mais elevada entre os indivíduos sem instrução (86%) e mais baixa entre os que possuem o nível pós-secundário (48%). As mulheres também são mais benevolentes na classificação dos jornalistas, comparativamente aos homens (76%, contra 70%).


Principais Aspectos a serem Melhorados na Rádio
Maior variedade e qualidade dos programas (23%) e mais informações de qualidade, são os aspectos que os ouvintes da rádio consideram que poderiam ser melhorados. Os resultados indicam claramente, que os ouvintes da rádio continuam a reivindicar uma melhor qualidade nos serviços de notícia da rádio. Permaneceu praticamente idêntica a proporção dos que são de opinião que nada precisa ser melhorado (20%), ao mesmo tempo, que cerca de 9% apelam para mais formação aos jornalistas. Mais informações de quali dade é reivindicado em maior proporção entre os indivíduos sem nenhuma instrução, enquanto que aqueles que possuem o nível pós-secundário gostariam que se introduzisse uma maior variedade e qualidade nos programas. São os homens que em maior proporção reivindicam essasmudanças, ao contrário das mulheres (34%) que consideram que nada precisa ser melhorado, contra 16% dos homens.

Avaliação da Qualidade das Rádios
Mosteiros FM
Instados a pronunciarem sobre a qualidade geral de cada uma das rádios, os caboverdianos mantêm praticamente a mesma opinião expressa em 2007, ou seja, avaliam-na de uma forma bastante positiva. De realçar ainda, que as alterações registadas na “tabela classificativa” foram mínimas, com a RCV pela segunda vez consecutiva a ocupar a primeira posição (83%), seguida pela RDP-África (77%). Praia FM surge logo a seguir com (76%), seguida pela Rádio Educativa e pela Rádio Nova, com 75% ex-aequo. Crioula FM com 71%, Rádio Comercial (64%) e Mosteiros FM (57%) são as rádios que seguem na classificação. Mais uma vez, a Rádio Morabeza ocupa o último lugar, com 48% de classificação boa/muito boa. Como referimos anteriormente, cerca de 57% dos cabo-verdianos classificaram como sendo boa/muito boa a qualidade da Rádio Mosteiros FM, sensivelmente a mesma performance alcançada em 2007. Consegue os melhores resultados na Praia, Santa Catarina e no Sal, com 2 em cada 3 inquiridos a atribuírem-lhe uma classificação de boa/muito boa.


Praia FM
A Praia FM é a rádio que registou maior crescimento em termos de avaliação positiva, comparativamente a 2007. Deste modo, cerca de 76% consideram-na como tendo uma qualidade boa/muito boa, um crescimento de quinze pontos percentuais, relativamente à primeira classificação, o que lhe permitiu conquistar a terceira posição nesse quesito particular. Os resultados acima da média foram registados na Praia (85%) e em Santa Catarina (82%), enquanto que em S. Vicente, pouco mais de 1/3 dos inquiridos classificaram-na como sendo boa ou muito boa. No Sal, a proporção alcançada é de 65% e no Fogo, manteve-se praticamente o mesmo, (45%).

Crioula FM
A Crioula FM cresceu em cerca de onze pontos percentuais, comparativamente a 2007, passando de 60% para 71%, a proporção dos que consideram-na como sendo boa/muito boa, principalmente devido aos resultados obtidos na Praia (83%), em Santa Catarina (81%) e no Sal (77%).

RCV
A RCV é a rádio que conquista a maior simpatia dos cabo-verdianos no que concerne à avaliação da qualidade de uma forma geral. Assim, como em 2007, continua a liderar a “tabela classificativa” com cerca de 83% de avaliação positiva, contra os 76% alcançados anteriormente. A avaliação boa/muito boa, ultrapassa os 75% em todos os domínios de estudo, sendo de destacar a Praia e Santa Catarina, onde atinge os 90% e 87%, respectivamente.

Rádio Comercial
A Rádio Comercial mantém uma boa performance com 64% de avaliação positiva, o que representa um aumento de nove pontos percentuais, comparativamente a 2007. Continua a alcançar os melhores resultados na Praia (74%) e em Santa Catarina (76%) e os mais baixos no Fogo (43%) e em S. Vicente (47%).

Rádio Morabeza
A Rádio Morabeza é a menos apreciada pelos cabo-verdianos e consequentemente aquela que conquista a menor proporção de avaliação boa/muito boa (48%). Praia e Sal, são dois domínios de estudo onde a avaliação da qualidade desta rádio é bastante satisfatória, alcançando os 65% e 55%, respectivamente de classificação boa/muito boa, ao contrário de Santa Catarina e de S. Vicente, onde mais de metade dos inquiridos consideram-na como apenas razoável. No Fogo, cerca de ¼ dos inquiridos avaliaram-na negativamente, atribuindo-lhe a classificação de má/péssima.


RDP - África
A RDP-África está classificada em segundo lugar no quesito qualidade geral, com 77% de avaliação boa/muito boa, registando assim, um crescimento de nove pontos percentuais,
Comparativamente a 2007. Os resultados acima da média foram registados na Praia (80%) e em S. Vicente (78%), enquanto que no Fogo, pouco mais de metade dos inquiridos (54%) atribuíram-na uma nota positiva.

Rádio Educativa
A Rádio Educativa continua bem posicionada na avaliação da sua qualidade geral, segurando o quarto lugar conquistado em 2007. Cerca de 75% dos inquiridos consideram-na como tendo uma boa/muito boa qualidade, contra os 61% alcançados no período anterior. As proporções acima da média foram registadas na Praia (84%), no Fogo e em Santa
Catarina, com 77% ex-aequo.


Rádio Nova
A Rádio Nova também foi avaliada como tendo uma qualidade geral boa/muito boa, por cerca de 75% dos inquiridos, conquistando assim, um lugar ao lado da Rádio Educativa na “tabela classificativa”. Este resultado, deve-se sobretudo à boa performance alcançada no Fogo (87%), em Santa Catarina (81%) e na Praia (76%).
Satisfação com os Serviços Prestados pela Rádio
O nível de satisfação com os serviços prestados pela rádio cresceu de 2007 para 2009, passando de 80%, para 86% no período em referência. A proporção dos que se declararam satisfeitos/muito satisfeitos é mais acentuada em Santa Catarina (92%) e no Sal (88%), contra os 85% registados na Praia e 84% em S. Vicente. A proporção dos que se sentem mais ou menos satisfeitos, decresceu de 18% para 13% no mesmo período.

As mulheres declaram-se mais satisfeitas do que os homens (89%, contra 83%). Os indivíduos sem nenhuma instrução são os que em maior proporção mostram-se mais satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela rádio, alcançando os 94%, contra 65% entre os do nível pós-secundário. Por grupo etário, o maior nível de satisfação é registado entre aqueles que possuem a idade compreendida entre os 45 a 54 anos (93%).