sexta-feira, maio 29, 2009

RÁDIO TEATRO

Não, não se trata de nenhum programa de jornalismo típico. O que gostaria de ouvir mesmo é algo nunca escutado na história das nossas rádios, pelo menos do pouco que eu conheço das nossas estações radiofónicas.Apetecia-me escutar programas de rádio teatro ou se quiserem de rádio drama. Se é ignorância minha dizer que nunca houve programas do tipo nas nossas rádios, peço desculpas e apelo a que me corrigem.

O que é afinal rádio teatro? Rádio teatro ou rádio drama é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do género literário novela, produzida e divulgada em rádio.
Rádio teatro baseia no dialogue, na música e nos efeitos sonoros para ajudar o radiouvinte a imaginar a estoria. Costuma-se dizer que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.

Crê-se que rádio teatro surgiu na década de 1920 e rapidamente atingiu popularidade mundial. Em 1940 já era o entretenimento popular mais escutado.
Provavelmente o mais conhecido episódio na história do rádio teatro é a adaptação de Orson Welles do “The War of the Worlds” (a Guerra dos mundos de 1938) em que muitos ouvintes acreditaram ser real notícias difundidas sobre uma invasão vinda de Marte.
Na América o primeiro programa de rádio teatro foi ao ar em 1921 numa rádio de Pittsburg. Em 1930 programas de rádio teatro já eram populares nos Estado Unidos, nos seus diferentes géneros: comédias, novelas e de suspense.
Em Alemanha, o primeiro programa de rádio teatro “Magia na Rádio” estreou em 24 de Outubro de 1924.

No Brasil a primeira radionovela transmitida pela rádio aconteceu no dia 12 de Julho de 1941. O público pôde acompanhar durante quatro anos a novela "Em busca da Felicidade", pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O "Direito de Nascer", de autoria do cubano Felix Caignet e adaptado por Érico Silva para a mesma emissora foi também líder de audiência.

Em Portugal, especialmente nas décadas de 1930 a 1960, o teatro radiofónico praticamente tinha o papel social que hoje é representado pelas telenovelas. Segundo consta a primeira estação a transmitir uma peça de teatro foi a CT1DE - Rádio Lusitânia, em Fevereiro de 1930.
Com o advento da televisão em 1950, os programas de rádio teatro perderam alguma da sua popularidade, e em alguns países nunca mais recuperaram a grande audiência.

Hoje em dia este género de programa desapareceu dos autofalantes das rádios de muitos país. Na América algumas rádios limitam-se a passar programas feitos nas décadas passadas. Mas em países como Inglaterra continua-se a produzir programas originais de rádio teatro. Por exemplo a BBC produz e transmite centenas de novos programas todos os anos nas Radio 3, Radio 4,e BBC Radio 7.

Mas com o crescimento do fenómeno Podcasting, os programas de rádio teatro parecem estar a ganhar um novo alento e uma nova forma de sobrevivência através da Internet.
Já agora podcasting (contracção das palavras “ipod” e “broadcasting” às vezes chamado “podcast”) é uma tecnologia de divulgação de ficheiros multimédia (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização.

imagem:http://radioteatroimaginario.blogspot.comFontes consultadas:http://en.wikipedia.org/wiki/Radio_dramahttp://www.dw-world.de/dw/article/0,,314093,00.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Radionovelahttp://ouvidor.blogspot.com/2006/05/histria-do-teatro-radiofnico-em-livro.htmlhttp://pt.kioskea.net/contents/www/podcast-podcasting.php3

Casa dos Jornalistas

5 comentários:

  1. Eu escrevi uma critica sobre a "ignorância" do autor do artigo em matéria da historia do radio teatro que ele infelizmente nao publicou.

    Em resumo eu dizia ao mestre de comunicaçao radio se ele nunca fez investigaçoes sobre a matéria para pronunciar uma tal ignorância, pois as mulheres do povo de Soncente choravam quando ouviam os radios dramas de novela como Romeu e Julieta que passavam na antiga Radio Barlavento no tempo em que precisamente eram ajudantes de estudio Fonseca Soares e Santos Nascimento.

    Todas as radios da altura como o RAdio clube Mindelo davam novelas nas suas programaçoes que mais nao eram do que radioteatro, que contrariamente ao que diz o artigo existiram sim senhor na historia radiofonica deste país.

    Mas onde páram os pioneiros da Radio que nao vêm aqui prestar os seus testemunhos? Onde pára Zito Azevedo que cruzei na Net mas que nao vem aqui escrever a sua experiência nas radios de Soncente? O Carlos Lima, o Carlos Afonso e tantos outros? Porque é que nao vêm defender aqui as suas imagens manchadas por pessoas que querem falar de historia mas nao sabem o que é historia?

    Al Binda

    ResponderEliminar
  2. "O que gostaria de ouvir mesmo é algo nunca escutado na história das nossas rádios"(...)dixit um Mestre de comunicaçao.

    Vou denunciar todas as irresponsabilidades que habitam a nossa elite, politica, social, mediátiaco-jornalistica....

    A frase acima citada é duma ignorância, dum burrice, duma asneira fora de série.

    Dita entao por alguém que estudou jornalismo e comunicaçao, que é senhor doutor e que ainda por cima diz ter feito rádio provoca-me vómitos!...

    Vou pois desmontar de maneira heideggeriana, midrachiana, telmudiana, quer dizer tim-por-tintim todo este discurso ignaro que leio no mundo da blogosfera e nos jornais on-line da minha terra.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  3. O Al Binda tem razão. Muito antes da independência já se ouvia Rádio Teatro na Rádio Barlavento, e pelo que sei também depois da independência se fez. Estou a lembrar-me da série 'Mataram um actor' que passou na Rádio Nacional

    ResponderEliminar
  4. vc ajudou muito no meu trabalho!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Você ajudou no meu trabalho, obrigada!

    ResponderEliminar