sexta-feira, junho 19, 2009

AUDIOMETRIA

O II Estudo de Audiometria dos órgãos de Comunicação Social encomendado à empresa Afrosondagem já está concluído e os resultados deverão ser apresentados oportunamente.

O estudo foi solicitado pela Direcção Geral da Comunicação Social que está animada com os resultados produzidos, sem no entanto destapar o véu.

Em conversa com a Inforpress o director-geral da Comunicação Social, Eugénio Martins, anunciou que os resultados do estudo já foram aprovados e estão a ser socializados, internamente, com os responsáveis da tutela.

Para a Direcção-geral da Comunicação Social, o II Estudo de Audiometria tem um carácter bivalente. Pode ser aproveitado também por outras empresas que não são da área de Comunicação Social.

“No primeiro estudo que fizemos, tivemos muita solicitação por parte das empresas. Este novo estudo serve de guia às empresas ajudando-as na publicitação dos seus produtos”, adiantou.

O estudo é uma continuidade do projecto iniciado em 2007 e teve como principal objectivo, medir a audiometria dos principais órgãos de Comunicação Social do país, nomeadamente, imprensa, rádios, televisões e jornais on-line públicos e privados.

Além deste propósito, a análise foi efectuada no intuito de conhecer o grau de satisfação dos cidadãos em relação aos serviços prestados, bem como os hábitos de leitura, avaliar a qualidade dos jornalistas e dos apresentadores, ao mesmo tempo que procura aproveitar a contribuição dos cidadãos nacionais para a melhoria da prestação de serviços dos órgãos nacionais.

“Este segundo estudo, para além de retratar factores analisados anteriormente, é feito num quadro comparativo em relação ao estudo realizado em 2007, de tal forma que os órgãos da Comunicação Social terão um instrumento indicativo da melhoria ou não dos seus produtos de 2007 a esta parte”, disse Eugénio Veiga, sem adiantar os resultados concretos do estudo.

O estudo foi feito com base em inquérito e teve abrangência nacional, tendo sido privilegiadas as ilhas com maiores aglomerações populacionais, nomeadamente, São Vicente, Sal, Santiago e Fogo.

A amostra, aleatória e estratificada, do inquérito considerou como principais variáveis a faixa etária, o nível da escolaridade e a localização geográfica dos indivíduos.

A apresentação pública dos resultados do estudo deverá acontecer dentro de pouco tempo, segundo Eugénio Martins que, em jeito de antecipação, confessou à Inforpress que estes satisfazem à Direcção-geral de Comunicação Social.

In:Inforpress

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