sexta-feira, junho 05, 2009

AJOC ABRE JANELA NA NET

A inauguração do site da AJOC é mais uma iniciativa que visa estimular o debate das questões ligadas à actividade jornalística em Cabo Verde. Na entrevista com a presidente da AJOC, a jornalista Hulda Moreira, destaque para o pacote legislativo do sector da comunicação social.


KRIOL RÁDIO: Para quando a inauguração do site da AJOC?
HULDA MOREIRA:
O site está praticamente pronto. Estamos na fase final da sua construção Já está inscrito na ANAC, como www.ajoc.org.cv. Estamos a ultimar os conteúdos para o colocar no ar. Aliás, já deveria estar a funcionar, uma vez que a intenção era fazer o lançamento ainda no mês de Maio, no âmbito das actividades do dia da liberdade da imprensa, o que não foi possível. Não queremos estabelecer uma nova data, mas acredito que a qualquer momento estará no ar. Queremos que seja em São Vicente, por altura da abertura do nosso espaço nesta ilha.

KR: Como é que vai funcionar (uma pequena visita guiada pelo site)?
HM:
Será essencialmente um veículo de comunicação da AJOC com os seus associados. Teremos um espaço para divulgar noticia, direccionadas a classe; o pacote legislativo ligado área a comunicação estará disponível para quem queira consultar; temos um espaço dedicado as perguntas frequentes, que está aberto a sugestão dos colegas. Espaço para divulgação de eventos e galeria de fotos vão fazer parte do site.

KR: De que forma os sócios, os jornalistas, podem participar?
HM:
Os associados vão ter um espaço de debate interno. Será um fórum para os jornalistas. Vamos colocar por exemplo um tema para debate entre os jornalistas. Os temos poderão ser também ser sugeridos pelos colegas. Pensamos que será um espaço interessante de partilha de opinião.

KR: A inauguração desse site é mais uma das actividades da AJOC para comemorar o dia mundial da liberdade de imprensa. Qual o balanço que fazes das comemorações?
HM:
Foi positivo. Com a excepção do site tudo o que esteve planeado aconteceu, apesar das dificuldades em conseguir apoios financeiros. As duas conferências, uma sobre serviço público e outra sobre liberdade de imprensa, proporcionaram momentos de aceso debate. Tenho certeza que quem esteve presente saio mais enriquecido. Destacaria a homenagem feita ao grupo de jornalistas que o longo dos 30 deram a sua contribuição a comunicação social em Cabo Verde e ainda a corrida, realizada no dia 3 de Maio, em que conseguimos mobilizar não só jornalistas, mas a sociedade civil a volta da causa da liberdade imprensa.

KR: Como está Cabo Verde em matéria de liberdade de imprensa?
HM:
Estamos fartos de dizer que o pacote legislativo em vigor no país promove a liberdade de expressão sem limitações, mas nós estamos cientes que cada um de nós, no nosso dia a dia, temos de colocar isso em prática e vigiar se estamos a ser limitados no exercício da nossa profissão e denunciar porque é só assim o que estiver errado pode ser melhorado. À AJOC não tem chegado queixas ou reclamação por parte dos jornalistas. Há um colega nosso que defende que o tipo de jornalismo que se faz em Cabo Verde, sem grandes investigações, acaba por gerar a sensação que o jornalista está cumprir o seu papel sem qualquer impedimento. Temos que reflectir sobre isso.

KR Quais são as questões ligadas ao sector da comunicação que neste momento mais preocupam a AJOC?
HM:
A carteira profissional sem duvida, porque é o que preocupa mais os jornalistas.
Todos estão a contar que a atribuição da carteira venha a disciplinar o exercício da profissão em Cabo Verde, saber quem pode exercer e quem não pode.
Este foi, aliás, um dos assuntos abordados na última reunião da direcção. Entendemos que a falta de carteira não pode servir de subterfúgios para não se não cumprir as normas do Estatuto do Jornalista.

KR: Depois de alguns encontros com jornalistas, em que pé se encontra a discussão sobre as propostas para o Estatuto dos Jornalistas e a lei da Comunicação Social?
HM:
Nós estávamos a espera de um encontro com tutela para fazer a entrega formal das propostas saídas dos vários encontros, mas como ainda não foi possível iremos enviar por via electrónica.
È bom que todos saibam que além destas duas leis que perguntas, nós já recebemos as alterações de todo o pacote legislativo, teremos de iniciar, a qualquer momento, debate entre nós os jornalistas.

KR: Como está a decorrer o processo de transformação da AJOC em sindicato?
HM: Neste momento, a Comissão mandatada pela Assembleia-geral da AJOC tem o Estatuto para analisar. Sei que por questão de agenda, de cada um dos elementos do grupo, não tem sido fácil o encontro. A comissão está ciente que o prazo é até o fim do ano termos o documento pronto para ser validado pelos jornalistas

4 comentários:

  1. Queremos ver publicada a lista dos jornalistas condecorados nestes 30 anos.

    Tem que ter também espaço livre para leitores debaterem.

    ResponderEliminar
  2. Este blog é actualizado semanalmente? Nem parece um blog de um jornalista. O que é feito do "sempre em cima dos acontecimentos"? Será que não tem acontecido nada digno de relato? Paxenxa.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo interesse,

    Um blogue é um espaço de exercício de liberdade de expressão... uma especie de bloco de notas, uma agenda, se quisermos, aberto ao escrutínio público. Apraz-me saber que tenho leitores ávidos de novidades... Fique descansado que quando houver algo de novo para contar, será o primeiiro a saber.

    Também não sei se já notou, este blogue é aberto à participação de todos os profissionais de comunicação e leitores... se tiver algum tema que queira partilhar connosco, faça o favor de mo enviar.

    C.S.

    ResponderEliminar
  4. Os Jornalistas homenageados foram os seguintes:
    Fernando Carrilho, Fonseca Soares, Santos Nascimento, Salomé Monteiro, Luís Carlos Vasconcelos, Franklom Palma, Carvalho Santos, Carlos Gonçalves, Ana Gonçalves, Carlos Lima. Não sei se me falha algum mas doram todos aqueles que ainda estão no activo e têm mais de 30 anos de profissão.

    ResponderEliminar