segunda-feira, abril 27, 2009

Calos Veiga no Espaço Público


Está desfeito o tabu. Carlos Veiga avança mesmo para a liderança do Movimento para a Democracia. Em declarações exclusivas à Rádio de Cabo Verde o antigo Primeiro-Ministro anuncia o seu regresso à vida partidária, confirmando assim notícias que davam conta de movimentações junto das estruturas de base e de pesos pesados do maior partido da Oposição.

Carlos Veiga justifica a sua entrada na corrida à liderança do MPD com os graves problemas no país, que a crise internacional tende a agudizar. O antigo Primeiro-Ministro sublinha ainda a necessidade de voltar a unir e galvanizar o partido. Por isso, Veiga foi peremptório: “comunico à grande família MPD e a toda a sociedade cabo-verdiana que decidi regressar à militância activa e concorrer às próximas eleições à presidência do MPD.”

Este é o tema da edição de hoje do programa “ESPAÇO PÚBLICO” da Rádio de Cabo Verde que será emitido, em directo, a partir das 22:10. O jornalista Carlos Santos vai ter em estúdio, António Ludjero Correia, Edson Medina e Américo Silva (a partir do Mindelo) para analisar as implicações e o cenário político que o regresso de Carlos Veiga à actividade partidária acaba de criar.

Para expressar a sua opinião sobre o assunto e colocar as questões que bem entender, tem à sua disposição o e-mail
espacopublicorcv@gmail.com e o telefone 262 27 19.





3 comentários:

  1. Calma aí rapazes! Jorginho sempre soube que nunca teve arcaboiço de chefe; ele sabe que ele foi utilizado; ele sabe que ele foi posto la para guardar o lugar que de direito e competência pertencia a outros.

    Nao sei porque é que ha todo este alarido à volta duma coisa que toda a gente bem informada e que saiba pensar sabia que tinha que acontecer um dia? Eu escrevi, mas eu sei que a malta nao lê, preferindo passar a vida a falar de cor.

    Sim, escrevi que os melhores eram Tuta, Carlos Veiga e Ulisses. Que este povo ainda nao tinha entendido bem o espírito do tempo, que penalizou o melhor por nao ter as ferramentas necessarias de compreensão das coisas, porque nao tem uma elite esclarecedora e pedagoga que o saiba enquadrar.

    Escrevi, que nem Agostinho nem Jorge serviam para liderar o MPD; está escrito, aqui mesmo neste jornal. A proposito, a Semana tem os arquivos? Escrevi, que porque Veiga tinha dado milha, e porque o povo nao queria o melhor de todos, Tuta, que o mal menor seria Ulisses e nunca Jorge e Agostinho.

    Mas escrevi, que Ulisses so entraria na corrida se o Veiga nao decidisse regressar para tomar conta do partido. Sim está escrito! E o Veiga regressou! Escrevi também que esses rapazes das cisoes do PCD e do PRD nao passavam de uns nulos de nariz arrebitado. QUe o regresso deles, nao era nenhum valor acrescentado ao MPD!

    Mas outro brilhante do MPD que é sempre gozado e marginalizado, mesmo por Veiga, estou a falar de Humberto, também escreveu que o regresso desses trapalhoes do PCD e PRD transformados em cordeiros nao eram de maneira nenhuma um ganho para o MPD. Um dos porta-vozes, esse vozeirao de pacotilha, Dico, resolveu logo atacar Humberto.

    Atacou porque nao viu nada no horizonte; ele nao viu que o Veiga ja estava a caminho de regresso. Ele nao viu nada no horizonte.

    Assim como do lado da oposiçao ninguém viu nada a chegar. Os analistas de serviço foram incapazes mesmo de ler e interpretar a célebre frente a frente entre Veiga e Neves, que mais nao era que o preludio para o regresso de Veiga. Mas o proprio Neves nao percebeu. Ele percebeu alias outra coisa: utilizar Veiga para neutralizar JORGE e suas bujardas contra o PAICV.

    Neves e seus principais braços direitos nao viram nada na postura de Veiga. Nao viram que Veiga ja estava na viragem da curva rumo à liderança do MPD. Mas feita a curva e ja na linha recta, ainda os homens que pensam no PAICV continuaram a nao perceber patavina.

    Três dias antes da consumaçao do acto historico essas mentes brilhantes ja com as ultimas analises da Naçao, Semana e Dono, que nunca me leram, ainda andavam a propalar que Veiga nao poderia regressar para ser candidato às legislativas e presidenciais. Ele nao poderia porque era um oportunista, que queria ser Primeiro-ministro para logo de seguida ser candidato a Presidente da republica. Seria imoral, repetiam eles!

    Pois bem Veiga fez-lhe o favorzinho: é imoral ele ser candidato às presidenciais; o que ele quer é ser candidato à liderança do MPD, tout court!...

    Sim, sim, liderança do MPD! O resto ja se vê! Isto vai por partes, meus senhores! E é dos estrategos! Os mehores em Cabo Verde, sao Tuta, Eugénio Inocêncio (a proposito quem pode colocar aqui o célebre textinho que ele escreveu nos primeiros dias da abertura?!!), Humberto, Veiga, Ulisses). Mas os verdadeiros Mestres estao fora... enquanto isto podem continuar com as especulaçoes.... mesmo aqui neste programa, mas questionando, menino Carlos Santos, e nao abrir o microfone para comícios! A proposito, diga ao Ludgero para nao berrar ao microfone; alias ele nao sabe falar, ele precisa de uma liçoes de colocaçao de voz; aos outros meninos do bate-papos, caramba!, mas quem sao eles? quantos anos de experiências? E' esta a elite que faz opinion no meu país?!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  2. Mas entao onde estao os amigos dos autores deste blogue? Vao-me deixar aqui sozinho? Onde estao os ouvintes desse programa Espaço Publico? E os jornalistas quando é que aprendem a utilizar esta ferramenta que é a Net? Isto aqui tem de ter mais interactividade. Ha que provocar essa gente dos cafés a virem mandarem as suas bocas aqui neste espaço e nos outros.


    Eu ja estou em campo e desafio aqui esse pessoal para um grande debate sobre a agenda politica, cultural e social da nossa terra, coisa que venho fazendo no Semana. Eis a ultima que ainda está quentinha:


    Pedi pesos-pesados mas mandaram-me uns franguinhos que nem penas se têm quanto mais agora tutano para se aguentarem nas canetas.Razao pela qual deixei-os sozinhos la para as bandas de Actualidade com os destaques da Semana e Politica sobre o regresso do maestro!

    Efectivamente, está mais que visto que o homem da Democracia pluralista ainda conta muito nesta terra! A bruma que anda la para os lados do PAICV nao deixa os rapazes perceber que deste lado nao ha Sebastiao nenhum e menos ainda egrégios de uma outra memória!

    Nao, nao ha salvador da pátria nenhuma, tao pouco super-homem. Carlos Veiga, é um homem como outro qualquer caboverdiano. Nada de ver no homem uma coisa do outro mundo, um fenómeno, porque ele é apenas um fidje de pêrida que quer dar a sua contribuiçao. Como eu disse, ele nao é o melhor, mas o possível para ganhar Neves e todos os outros do PAICV e do MPD. O melhor é Tuta que sancionado pelo povo mal informado continua a multiplicar contas nos bancos! Ele partiu rico e o MPD ficou cada vez mais pobre.

    Sim, sim, eles sao muitos no MPD, que na verdade nunca abandonaram de todo o PAI! Jorge e os seus comunistas mal-reciclados foram sempre os submarinos do PAI, os cavalos de Tróia infiltrados no MPD. Eles nunca foram liberais, nunca foram verdadeiros democratas. Sempre fizeram o trabalhinho de sapa dentro do MPD, como meninos entristas!

    Nunca gostaram da inteligência e da capacidade de trabalho fora de série de Gualberto e tudo fizeram para correr com ele do MPD. Veiga ouviu algumas vezes, muitas mesmo esse grupinho do Jorge e companhia, mas interesses superiores sempre retiveram-no. Foi entao a debandada!

    Uma debandada por fases! A primeira leva foi com o famigerado Zona, esse que oiço dizer que poderá vir a ser candidato às presidenciais pelo MPD. Digo desde ja que farei campanha contra. Se ha por aí alguma negociata, ela nao passará indemne ao meu veneno, o que so ajudaria esses labregos do PAICV. Estou-me nas tintas porque eu nao tenho chefe e nao me pagam. Escrevo a minha essência e o meu ser sobre estas coisas da terra.

    Mas dizia que a primeira fornada se pôs na estrada indo formando um aborto de nome PCD e foi o que foi; enquanto isto o Jorge nao entrou na procissao, mas ficou à espreita; veio depois a outra leva que daria o PRD. O sucesso foi do tamanho da proeza.

    O certo é que como eu escrevi na altura, quer o PCD quer o PRD, quer os seus ilustres iluminados nao serviriam rigorosamente para nada. Berraram, disseram cobras e lagartos, mas o povo falou e apanharam uma grande e estrondosa derrota.

    Quem ficou a ganhar foi o PAICV que montou uma estratégia de guerrilha com mentiras e denegrimento dos principais cérebros do MPD, tendo na cabeça o Gualberto. Tuta devia ser aniquilado. Esse homenzinho era perigoso, so pensava em trabalhar e tinha ideias brilhantes. Havia que criar toda uma historia que metia os diabos todos do Inferno para dar cabo do homem. Diga-se de passagem que o homem deu o flanco varias vezes com alguns disparates. Ele nao teve um verdadeiro estratego, um verdadeiro mestre de propaganda para o ajudar. Foi a sua morte politica prematura!

    A maltinha dos abortos apanha Tuta e seus principais apoiantes como Humberto Dududa e outros de rastos, regressa pois na calada da noite, para se juntar ao espertinho do Jorge que entretanto ja havia regressado pela mao de Veiga, para juntos tomarem conta definitivamente do MPD.

    Quase que conseguem, ajudados nisso pelo PAICV de Neves.Mas eis que os detalhes escaparam-se a esses aprendizes de estratégia e temos o Veiga de volta. Veiga regressa e ali todos estao em pânico, pois ele é na verdade o unico capaz de neutralizar esses comunistas dentro do MPD e também o PAICV de Neves.

    Somente as bases do MPD parecem compreender. Vao votar no verdadeiro chefe do MPD e enviar duma vez por todas os capangas que tomaram conta da direcçao tendo como lider Jorge. Quem manda no partido é o povo da base que elegerá Veiga na proxima convençao.

    O PAICV que via o Veiga regressar mas para ser candidato às presidenciais entrou em delirio. Ja ninguém consegue pensar naquele partido, pois esta parte do teorema nao fez parte das estratégias desses estrategos fingidos. Neves foi apanhado distraído e nao tem trunfos na manga. Portanto os Filús, Correias e Aristides têm que entrar em campo porque Neves ja deu o que tinha a dar, ele está deveras esgotado com a lingua de fora.

    Ha pois que baralhar de novo as cartas, mas depois do anúncio de Mindelo nunca mais as coisas serao iguais no MPD e no PAICV. E o PAICV sabe que nao tinha pensado nessa eventualidade de ter um Veiga de volta à liderança do MPD. Na cabeça desses senhores Veiga queria ser à força presidente da republica.

    So que antes disso sempre se pode ser lider do MPD e é o que vai acontecer. Depois é a liderança do governo e assim por diante até o ajuste de contas com a História. Fazer o trabalhinho que Dududa perspectivou no seu famoso artigo e que nunca foi feito.

    Desta feita tudo será feito porque ha um tempo para tudo! Um tempo para a paz e um tempo para a guerra!

    Enquanto isto os franguinhos podem ir ler-me nas rubricas Colunista da menina de Lisboa, na Opiniao e na Actualidade e Politica, porque o tom aqui é dado por mim! Sou eu a mandar aqui e nao tenho gente de peso à altura!

    Al Binda

    ResponderEliminar