sexta-feira, maio 22, 2009

Gâmboa nas ondas da rádio


A Rádio de Cabo Verde transmite, uma vez mais, o festival de música da Gambôa que completa 17 anos. A emissão, no stop para todo o mundo, começa esta noite quando forem 20:45 minutos e mobiliza um total de 20 profissionais, entre jornalistas, técnicos e staff de produção. Para além da transmissão dos concertos e das entrevistas com os artistas convidados, a RCV apresentará ainda pequenos apontamentos de reportagem que descrevam os ambientes, o saneamento, a segurança e outros aspectos salientes deste certame. Por razões profissionais, o KRIOL RÁDIO regressa na segunda-feira para lhe contar tudo sobre o Gambôa 2009 que este ano homenageia Os Tubarões.


Sábado, 22 de Maio

21:00 - Tony Martins
21:45 - Boss AC
23:10 – Ferro & Gaita
00:35 - Jay e Banda

Domingo, 23 de Maio

21:00 – Batucadeiras Ká Ta Liga Nada
21:30 – Lura
22:55 – Tito Paris
00:35 – Israel Vibration


Segurança Máxima

Sob o lema "Tolerância Zero" é que a Polícia Nacional (PN), elaborou o seu plano de actuação durante as festividades da comemoração do Dia do Município da Praia, com destaque para o festival da Praia da Gambôa, nos dias 22 e 23. De acordo com o comandante da Esquadra de Achada Santo António, Manuel Varela, o plano envolve a mobilização de 400 efectivos, actuando na prevenção, reprimindo causas motivadoras de desordem pública e cometimento de transgressão com revistas de pessoas e viaturas para controlo de instrumentos que podem ser utilizados na prática de crimes.

O comandante, adianta ainda, que não vão tolerar actos de vandalismo e incivilidades. Quanto às vendedeiras ambulantes vai avisando: a PN não vai tolerar montagem de barracas não autorizadas.

Sobre o plano de actuação Varela, diz que um grupo avançado de agentes ocupará o terreno já a partir de amanhã, 21, durante 24 horas, contando ainda com giros fixo, semi-fíxo e móvel, enquanto que o dispositivo geral será montado na tarde dos dias 22 e 23. O policial adianta que os bairros circundantes da cidade da Praia, estarão protegidos com giros autos e apeados, também durante os dias do festival.

Quanto das estradas, o comandante avisa que haverá trânsito condicionado na Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, da rotunda da Cavalariça à rotunda de Chã D´ Areia, daí que as viaturas que circulam na via de Achada Santo António (Poeta) até o cruzamento que dá acesso ao "Marisol", será desviada para Prainha, enquanto que a via da rotunda do "Homem de Pedra" com destino a ASA, estará disponível, durante o festival.Estão envolvidos ainda nesta operação, a Câmara Municipal da Praia, o Serviço Nacional da Protecção Civil, a Cruz Vermelha, o Hospital "Agostinho Neto", a Guarda-fiscal, a Polícia Marítima, os Fuzileiros, a Polícia Militar, os Bombeiros e o Corpo de Intervenção.

O Comando aproveita para apelar ao civismo da população para que o festival decorra num clima de estabilidade, confiança e tranquilidade.









2 comentários:

  1. Carlos,

    Tenho estado noutras paragens, mas hoje, voltei para reafirmar a opiniao que emiti aqui mais abaixo sobre a interferência na estratégia de comunicaçao radio de um português no meu país. E se reafirmou esta minha denuncia é porque acabo de ouvir a intervençao desse português presidente da RTP, sobre os "ensinamentos" que tu sublinhas que ele deixou a Cabo Verde.

    Chateia-me ter de te relembrar Carlos, que Cabo Verde, ja nao é uma colónia de Portugal, que Cabo Vede é independente ha 34 anos. 34 anos é se calhar a tua idade, ja é idade de seres homem, independente, com uma familia constituida, logo responsavel e com filhos.

    Quando é que vamos deixar de receber "ensinamentos" de Portugal? E depois que ensinamentos Portugal pode dar em matéria de comunicaçao? Tudo o que Portugal, faz em matéria de Radio e televisao é copiado dos países mais ricos e desenvolvidos da Europa. Portugal nao tem conteúdos politicos, juridicos ou sociais proprios, pois tudo nao passa de adaptaçao do que se faz em França, na Inglaterra e nos paises nordicos.

    O que as televisoes e radios em Portugal faz por exemplo em matéria de contratos de concessao de serviço publico, é fotocópia do que os franceses fazem. SE é copiado dos franceses, porque nao ouvir directamente um francês? Mas eu denunciaria também essa putativa inteferência francesa no meu paí; logo melhor é aproveitar nacionais que tenham estudado o modelo francês.

    Vem a proposito e na linha do debate rico mas controverso que tive aqui ao lado com o Fonseca Soares chamar precisamente esse nacional para emitir a sua visao na matéria ja que ele estudou em França. Nao seria mais sensato ouvir os ensinamentos que Fonseca Soares teria a dar aos caboverdianos? Mesmo com as lacunas que pus a claro no debate que tive com ele. Prefiro as limitaçoes de um nacional às de um estrangeiro.

    Sim é que o presidente da RTP nao trouxe nada de novo que qualquer profissional caboverdiano formado na matéria e informado nao soubesse ou nao pudesse copiar na Net. Hoje em dia com as novas tecnologias e com apenas um simples clique na Net pode-se ter um discurso idêntico ao que o português nos veio trazer. Ele nao disse nada de inovador, tanto mais que o discurso que ele teve como eu disse foi copiado e adaptado de outros discursos europeus.

    E' tempo de crescermos mentalmente e compenetrarmos que somos um país livre e independente e que nao precisamos de liçoes ex cathedra de estrangeiros medíocres. Até porque, Cabo verde, tem nessa matéria caboverdianos no estrangeiro mais habilitados para dar melhores ensinamentos a Cabo Verde do que o português em questao.

    Em todas as radios internacionais inclusivé na RDP de Portugal ha caboverdianos com capacidade intelectual e experiência profissional que fariam uma melhor conferência do que aquela feita pelo presidente da RTP. Nao passaria pela cabeça de nenhum meio de comunicaçao francês convidar esse mesmo português para emitir "ensinamentos" num debate idêntico a esse que os caboverdianos organizaram.

    continua..

    Al Binda

    ResponderEliminar
  2. Continuaçao...

    Tao pouco, passaria pela cabeça do proprio presidente da RTP chamar o Carlos por exemplo ou outro profissional caboverdiano do ramo a ir dar "ensinamentos" numa coloquio do género feito em Portugal. E' isso que temos que meter bem profundo nas nossas cabeças. E nao me falem em cooperaçao porque ela funciona so num sentido: o do branco discursar para o pretinho ouvir em sentido e dizer amén.

    Alias é mesmo revoltante ouvir o Carlos dizer que "neste dia de Africa" quisemos ouvir a conferência de um antigo colono de CABO Verde. E' alias uma provocaçao. Uma provocaçao, quando no mesmo dia ouvi o Orlando, a anunciar um programa sobre uma tal "comunidade africana residente em Cabo Verde".

    Mas de que comunidade africana fala Orlando? A comunidade caboverdiana? Que comunidade africana é essa? Será que Cabo Verde nao é Africa? Orlando fala da "comunidade africana em CV", como se CV nao fosse Africa, como se os caboverdianos nao fossem africanos.

    Enfim, meus senhores é tempo de sermos homens crescidos com um pensamento proprio e assumirmos a nossa historia que tem um ramo português mas que tem também raízes africanas; é tempo de sabermos que tomamos a nossa independência de Portugal e que é passar um atestado de menoridade a este povo crioulo se insistirmos em tomar "ensinamentos" de Portugal, que como é obvio nao nos pede ensinamentos nenhuns porque do seu ponto de vista nao estamos autorizados a tal.

    Honestamente Carlos fico muito desiludido com essas atitudes dos meus compatriotas que nao querem ser adultos, que nao querem ser independentes e responsaveis. Regresso aos meus outros afazeres deveras chateado com a tua postura de dependente. Ainda me satisfaz mais o Fonseca Soares, apesar das divergências de pontos de vista que tivemos; mas reparei que nao fui o unico a critica-lo que diga-se de passagem soube defender-se como pôde mas deixou-se circunscrever a um canto sem argumentos plausiveis e substanciais. Ha coisas assim e nao ha nada a fazer!..

    Al Binda

    ResponderEliminar