sexta-feira, agosto 31, 2012

Rádios Privadas em Cabo Verde



Após a criação da RNCV, o regime de rádio única durou 6 anos, até que em 1992 regressaram as rádios privadas, que têm vindo a aumentar todos os anos. Nessa época a primeira rádio privada a surgir em Cabo Verde foi a Rádio Nova (estação de caris cristã), que surgiu em São Vicente. Em 1998, através de concurso, foi atribuído alvará de emissão a Rádio Comercial, a Rádio Praia-FM na cidade da Praia e a Rádio Morabeza em São Vicente. Actualmente temos um total de vinte e uma rádios públicas, privadas e comunitárias em Cabo Verde (RCV, RCV+, Praia FM, Crioula FM, Cidade FM, Mosteiros FM- na ilha do Fogo, Rádio Comercial, Rádio Educativa, Rádio Morabeza, Praia FM 2 _ rádio cultural, RDP- África, RfI – são retransmissores, Rádio comunitária Vila Nova Sintra – na ilha Brava, Rádio comunitária voz Ponta d’Agua, Rádio comunitária voz de Santa Cruz, Rádio comunitária Ribeira Brava – na ilha de São Nicolau, Rádio Nova, Rádio regional Ribeira Grande - Santo Antão, Rádio comunitária do Paul, Rádio comunitária do Maio e Rádio Comunitária Ribeireta – Calheta de São Miguel).

A Rádio Nova foi a primeira emissora privada a surgir em Cabo Verde, depois da criação da Rádio Nacional. Como já foi aqui referido é uma estação que está ligada a Igreja Católica, a sua sede fica na ilha de São Vicente.

A Rádio Comercial começou a emitir no final de 2009. Actualmente a estação emite para todas as ilhas, o seu director desde a fundação da rádio é o jornalista Carlos Gonçalves. Em relação a programação da rádio, ela é generalista. Tenta satisfazer todas as camadas da sociedade e os jovens não são excepção. A faixa etária dos trabalhadores de Rádio Comercial é muito jovem.

A Rádio e Novas Tecnologias Educativas ou simplesmente Rádio Educativa é uma rádio estatal voltada para a educação. A Rádio educativa foi criada pelo Ministério da Educação e Ensino Superior, em parceria com a UNESCO, entre 1976-1979 e em 2003 a Rádio Educativa passou a emitir a nível nacional. Essa rádio é temática, voltada para a educação e tem como objectivo formar e informar o seu público que era na altura da sua criação as pessoas do meio rural. Para além da formação, a programação da Rádio Educativa está virada para a educação, a informação e a cultura.

Em relação aos programas dedicados aos jovens, seguindo a sua linha de programação a rádio, segundo Pires (2007:38), “em 2001 iniciou um projecto de educação à distância de jovens e adultos com recurso a rádio”. O projecto pretendia capacitar para o trabalho, no sector do serviço, principalmente na área do turismo. Ainda nessa rádio encontramos outros programas voltados para os jovens como é o caso de HIV-SIDA- Prevenção é vida, Sábado em Família, Espaço da Poesia, Saúde verão, Especial CCCD, Hora do Brasil, Direito na bu kaza, Espaço UNICV, Nas Rotas do Ensino Superior. Em colaboração com a Rádio Deutsche Welle existe os seguintes programas para a faixa etária dos 13 aos 20 anos: As Jovens, HIV-SIDA, conhecimento Geral e Computadores e Internet. Também em conjunto com a DGAEA a Rádio Educativa promove alguns cursos a distancia para os jovens, como é o caso de: Educação na circulação Rodoviária, Ensino Baseado em Competências, Como Comunico, Viajando Pelas Ilhas, convivendo com os números, Informática Básica e Excel Iniciação. Em relação aos profissionais da Rádio Educativa, a faixa etária está a volta dos 35 anos.

A Rádio Voz de Ponta D’agua é uma rádio comunitária que surgiu no ano de 2003, sendo patrocinada pela empresa internacional City Habitat. Existe uma interacção entre a rádio e os habitantes da comunidade, aliás alguns dos programas da rádio são feitos por pessoas da comunidade. Por ser uma rádio comunitária a Rádio Vos de Ponta D’agua também investe em programas jovens, como é o caso do programa Novos Talentos, onde os jovens apresentam os seus talentos, propostas de literatura e música. Ainda dedicados aos jovens temos programas de animação cultural com a Rádio Praça e programas de informação desportiva. Os programas dessa rádio são feitos na sua maioria por jovens, que fazem parte da comunidade de Ponta D’agua.

Outra rádio comunitária é a Rádio Comunitária Voz di Santa Kruz, que iniciou as suas actividades a 03 de Agosto de 2006 e fica situada no concelho de Santa Cruz na cidade de Pedra Badejo. É uma rádio que pertence a ONG espanhola DIA. Aquando do seu surgimento a ideia era acompanhar de perto o trabalho juvenil na comunidade e dar mais opções aos jovens da região. Onda Jovem é um dos programas que a rádio dedica a camada jovem.

A Praia FM2 é uma rádio essencialmente cultural e tem como objectivo abordar a cultura de raiz de Cabo Verde, quer através da música como da poesia. É uma rádio que trabalha muito a base do voluntariado, ou seja, qualquer um que tenha um programa cultural e queira grava-lo, pode faze-lo nessa rádio. 

Por: Iranita Andrade

2 comentários:

  1. Faltam ainda a Radio comunitária sodade em Tarrafal SN e radio Dia (praia).

    ResponderEliminar
  2. Há ainda mais duas no Sal, uma na Boa Vista e outra no Maio. Feitas as contas,há uma estação de rádio por cada cabo-verdiano.

    ResponderEliminar