terça-feira, maio 15, 2012

Jornalismo e Actos Eleitorais


 A obrigação da comunicação social durante a cobertura de actos eleitorais é, antes de mais, produzir uma informação rigorosa e objectiva quanto possível, de modo a que os cidadãos possam exercer de forma esclarecida, o seu direito de voto. O equilíbrio e a igualdade de tratamento deverão ser preocupações constantes durante a actividade do jornalista. Deve procurar sempre harmonizar essas preocupações com as normas que regem a actividade jornalística.

Pretenda-se igualmente que o trabalho do repórter no terreno reflicta as ideias e propostas concretas dos candidatos. O jornalista deve apreender as “mensagens essenciais” e não se perder em questões acessórias (acusações gratuitas, ofensas, calúnias, tricas politicas, etc.). Deve interpretar a sua missão não como uma correia de transmissão, mera caixa de ressonância, … um menino de recado dos políticos, mas sim como um trabalho intelectual, de construção da realidade social e do conhecimento. 

Convém não esquecer que são os jornalistas que “dão credibilidade a certas visões do mundo, a enquadramentos sobre a realidade, que, por sua vez, vão influenciar a visão e a percepção do cidadão comum sobre a política. Aliás, para a maioria dos cidadãos, os órgãos de comunicação social são instrumentos por excelência de informação sobre a política, critério inclusive para o exercício da cidadania.

Os jornalistas são vistos como responsáveis pela transparência da administração pública e pela denúncia e vigilância do poder político, através da incumbência, que lhes atribuem os cidadãos de fornecer-lhes “a essência dos factos” políticos.

Tamanha responsabilidade social tem como contrapartida o respeito pelos princípios éticos, deontológicos e a salvaguardar dos direitos dos cidadãos constitucionalmente garantidos. A legitimidade, a autonomia e a independência do jornalista fundamentam-se num jornalismo plural, capaz de cruzar as diversas correntes de opinião da sociedade, e, ainda assim, de conservar a sua imparcialidade.

Na mediatização de actos eleitorais, é fundamental que o repórter adopte formas criativas de cobertura, que fujam da mera reprodução dos discursos de campanha, que, para além de repetitivos (pouco inovadores), são, por vezes, herméticos e pouco elucidativos. O ideal, talvez, seja pedir ao candidato, no fim de showcomício, que explicite algumas das suas ideias e propostas avançadas durante o seu discurso.

Mas atenção, caso for essa a opção, ela deve ser idêntica para todos os candidatos cobertos pelo repórter; Convinha também que o repórter não ignorasse os cidadãos… por que não auscultar a sua opinião sobre algumas propostas do candidato? Pode dar-se o caso de os munícipes terem preocupações que não estão contempladas nas plataformas eleitorais dos candidatos. Neste caso seria bom ouvir o que têm a dizer os candidatos em relação às propostas dos eleitores/munícipes. No fundo é dedicarmos também uma atenção especial à agenda do cidadão – as grandes questões, as preocupações dos cidadãos.

Estudos internacionais sobre a cobertura de eleições constataram uma presença constante da voz dos jornalistas, em detrimento do “segmento de fala” dos candidatos. Alguns investigadores salientam a importância, para os eleitores, de os candidatos se lhes dirigirem, nos media, em especial na rádio (e na televisão) através das suas próprias palavras. O bom senso e o bom gosto serão decisivos na organização central do conteúdo da notícia do repórter. Ou seja, é possível uma harmonia entre o texto (níveis de mediação) do repórter e o som (segmentos de fala) do candidato.

Apesar de as eleições serem momentos de excepção na vida política do país, em que há constrangimentos e condicionamentos ao trabalho do jornalista – a começar pelo pressão do tempo – do que se trata é sempre de cobertura noticiosa, é de jornalismo, embora se exija do jornalista uma atenção especial às disposições do código eleitoral. Mas em momento algum o código eleitoral deve substituir “os manuais de redacção” e, nem pode erigir-se em obstáculo à liberdade de imprensa.

Ora, quem acompanhou as eleições legislativas de 6 de Fevereiro de 2011, e as últimas eleições presidenciais, sabe que o artigo 105º do Código Eleitoral coloca sérios entraves ao direito de informar e de os cidadãos serem informados. De acordo com o nº 2, sessenta dias antes do dia marcado para as eleições, os meios de comunicação social estão proibidos de c) “difundir propaganda política ou opinião favorável ou desfavorável a órgãos de soberania ou autárquicos, ou a seus membros, e a candidato, partido, coligação ou lista.

É vedado ainda aos meios de comunicação social de acordo com a alínea e) (do famigerado artigo 105) “difundir qualquer programa com alusão ou crítica a candidato, partido, coligação ou lista, mesmo que dissimuladamente, excepto tratando-se de debates políticos ou sobre as eleições.”

Estamos perante normas inconstitucionais, como de resto, oportunamente, sentenciou o proeminente constitucionalista Wladimir Brito. Bom, vêm aí as autárquicas e pelos vistos os jornalistas vão ter que, uma vez mais, driblar as malhas deste “colete-de-forças”. 


12 comentários:

  1. I just like the valuable info you provide to your articles.
    I'll bookmark your blog and check once more here regularly. I am rather sure I'll
    be informed plenty of new stuff right right here!
    Good luck for the following!
    Feel free to visit my web page - funnymariogames

    ResponderEliminar
  2. You actually make it seem really easy together with your presentation however I to find this matter to be really
    one thing that I think I might never understand. It seems too complex and extremely vast for
    me. I'm looking ahead to your subsequent post, I'll attempt
    to get the cling of it!
    Stop by my homepage - futures trading demo

    ResponderEliminar
  3. Malaysia & Singapore & brunei best online blogshop for
    wholesale & supply korean add-ons, earrings, earstuds, necklace, rings, bangle, hair & trinket
    accessories. Promotion 35 % wholesale markdown. Ship Worldwide
    Feel free to visit my page :: blocked drain plumber

    ResponderEliminar
  4. Greetings! Very helpful advice within this post! It is
    the little changes that produce the biggest changes.
    Many thanks for sharing!
    Feel free to visit my website - Perth

    ResponderEliminar
  5. Awesome blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A theme like yours with
    a few simple adjustements would really make my blog stand
    out. Please let me know where you got your theme. Thanks a lot
    Feel free to surf my web blog Satellite Television

    ResponderEliminar
  6. Great article, totally what I needed.

    Also visit my site - fingerprint building in thailand

    ResponderEliminar
  7. Your style is unique compared to other people I've read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I'll just bookmark
    this site.

    Also visit my website :: pasang iklan gratis

    ResponderEliminar
  8. Can I simply say what a comfort to discover a person that really understands what they're talking about on the internet. You certainly realize how to bring a problem to light and make it important. More and more people need to check this out and understand this side of your story. It's surprising you're not more popular since you definitely have the gift.

    my web site: Kenny Nordlund

    ResponderEliminar
  9. I enjoy what you guys are up too. This kind of clever
    work and exposure! Keep up the great works guys I've included you guys to my blogroll.

    my weblog electrician katy tx.

    ResponderEliminar
  10. Great items from you, man. I've take note your stuff previous to and you're
    simply too wonderful. I actually like what you've bought here, really like what you are saying and the way in which through which you are saying it. You make it enjoyable and you continue to care for to stay it smart. I can not wait to read much more from you. That is actually a great website.

    Feel free to visit my site - mzansi carpet cleaners

    ResponderEliminar
  11. Excellent post. Keep writing such kind of information on your blog.
    Im really impressed by your site.
    Hi there, You've performed an excellent job. I will certainly digg it and in my view suggest to my friends. I am sure they will be benefited from this site.

    my blog :: sexygirlchat.com

    ResponderEliminar
  12. Paragraph writing is also a fun, if you know after that you can write otherwise it is complex to write.


    my site handjob-teens.com

    ResponderEliminar