quinta-feira, março 08, 2012

Contrato de Concessão ainda este ano?


O primeiro-ministro sugeriu hoje no Mindelo que os responsáveis da Radiotelevisão Cabo-Verdiana (RTC) e da empresa de Água e Electricidade (Electra) devem encontrar-se e discutir a “melhor forma” de relacionamento e de transferência de recursos.

José Maria Neves respondia a uma questão dos jornalistas sobre os sucessivos atrasos no pagamento dos salários dos funcionários da RTC, na decorrência do alegado atraso da Electra em transferir para a RTC os montantes cobrados da taxa de radiodifusão.

O chefe do Governo avisou, no entanto, que esta é uma questão da gestão das duas empresas.

“O Governo tem a preocupação de ter conselhos de administração para gerirem, efectivamente, as empresas cumprindo as suas responsabilidades, para que o executivo não esteja permanentemente a analisar e a discutir questões de gestão quotidiana das empresas”, lançou.

Por isso, acrescentou, cabe aos conselhos de administração discutir e chegar a um entendimento e os melhores mecanismos de transferência dos recursos.


José Maria Neves informou ainda que as discussões no âmbito do contrato de concessão entre o Estado e a RTC já estão em curso sendo “o problema”, neste momento, a afixação do valor que deve ser transferido à empresa.

A este propósito, o primeiro-ministro referiu que é preciso ter em conta que a RTC já recebe a taxa de radiodifusão, que os cidadãos pagam, e uma transferência anual do Estado.

“Espero que ainda este ano possamos ter o contrato de concessão entre a RTC e o Estado, o qual irá exigir a redefinição dessa transferência e a própria taxa que os cidadãos pagam”, concluiu José Maria Neves.

Fonte: Inforpress

3 comentários:

  1. No jornalismo duma radioe tv publicas nao ha funcionario publico.Sao tiques do passado.Na Europa ocidental, nao ha UNICO jornalusta que goste de ser chamado funcionario.

    Numa radio publica, os jornalistas trabalham oara o estado colo instituiçao, mas tambémpara a sociedade ivil, associaçoes, igrejas, sundicatos, patronato, para o povo, para a naçao, sempre no quadero do pluralismo de ideias e de pensamento e coo o contraditorio.

    Esta a razao de ser uma ofensa trtar um jornalista de funcionario quer em França, Unglaterra, Alemanha, Holanda etc etc. Nem vale a pena falar-se dos Estados unidos.

    Nula radio publica, ha profissioes especificas de jornalismo, animador, apresenrador, reporter, assistente de estdio, equipa electrtecnica, e pessoal administrattivo que pode ser pago pela empresa piblica oi em misao da funçao publica, logoesses sao funcionarios.

    Como ja lhe disse nao ha originalidade nenhuma na terra, pois copiamos tudo e mal; e anossa referencia é quase sempre Portugal que nao é exemplo de RTV publicas.

    Continuo disponivel para vos dar cinferências de borla apesar de o Carlos me ter ameaçado com umas aulas de jornalismo. E agora confunde jornalismo comfuncionario.Grande professor de jornalislo!!

    Quatro anos de licenciatura, nao é assiM?
    Bem eu sou do tempo em que licenciatura era 5 anos. Acrescente Mestrado 2 anos e dois doitoramentos, e diga-me seriamente se pode ser o meu teatcher!!!Imhomem que ha mais de 30 anos ja viveu em 4 paises de lingua diferentes e pertencendo sempre às melhores equipas. TEM de haver alguma bruxaria!!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  2. Oh Carlos pelo amor de Deus, estuda bem os teus dossiers antes de ires fazer as tuas entrevistas. Se tu tivesses estudado nao deixarias os advogados a começar pelo bastonario da ordem dizer as asneiras que disseram.

    Como é que deixas o Arnaldo dizer que é assim nos estados unidos, em frança, na holanda, etc etc sem apresentar provas?

    Ha paises que por exemplo nao têm ordens de advogados e entao neste caso o que é que se faz? Os advogados estao ilegais nesses paises?

    Ha directivas europeias que autorizam advogados de Bulgaria por exemplo a exercer em PoRTUGAL fRAN9A sem que estejam inscritos nas ordens desses paises.

    Alias o proprio bastonario disse que ha portugueses que exercem em Cabo Verde sem estarem inscritos na ordem caboverdiana.

    Mas entao porquê esta fixaçao esta discriminaçao em relaçao ao AmADEU? Para um estrangeiro é normal e para o Amadeu e outros alias ja nao é normal?

    Alias porque é que nao atacam também no tribunal os outros advogados caboverdianos que nao pagam quotas? Poratanto estàs a vber tantas perguntas que nao colocaste a essa gente, que alias acabou por contradizer-se varias vezes dando razao inclusivé aos ouvintes que foram muito lucidos.

    E' o Alcindo que tem razao; é inconstitucional essa essa estoria da ordem, que nao passa duma associaçao. Ninguém é obrigada a inscrever-se numa assoadciçao para praticar a sua profissao.

    No caso do advogado é o curso que vincula e mais nada. Porque é que nao estudam a jurisprudência de paises mais avançados do que Portugal.

    Alias o proprio bastonario disse que vocês passam a vida a copiar e mal o que se faz em Portugal.

    Oh Carlos pelo amor de Deus, ou estudas ou tens que ser sapateiro porque tu nao podes fazer entrevistas sobre direito e politica sem estudar. Caso contrariO DEIXAS os teus convidados dizer o que quiserem e nao replicas porque nao estàs a par das coisas.

    E' lamentavel, porque repetiste a dose outra vez com o Espaço com AmADEU e os outros esta semana. Tu nao estàs preparado para fazer esse tipo de trabalhO.

    Alias nenhum jornalista em Cabo Verde, nem na radio nem na TV e nem nos jornais.

    Os juristas nao sao especilistas em filosofia do direito. Esta matéria é da esfera constituional e o Bastonario nao é um especialista das liberdades individuais, publicas e fundamentais.

    E' inconstitucional proibir alguem que nao paga até porque ha portugueses que exercem e nao pagam também.

    Amadeu ganhou porque ele estabva preparado e ele fez o seu papell de advogado ao dizer que ia ganhar. E' noram em advogacia, pelo que o Bastonario é um nabo ao dizer o que disse. Foi uma estratégia de ataque que Amadeu adoptou e que é normal todos os dias em França, Alemanha, Estados unidos etc etc.?

    Mas vocês nao vêem TV estrangeiras? A guerra entre os advogados antes dos julgamentos, com um a atacar a humilhar o outro, o procurador etc etc?

    O Amadeu ganhou porque sabe mais do que o bastonario e procurador geral da republica que nao tem perfil para o posto. E' uma vergonha, ja agora a entrevista que o Julio fez tambem com ele.


    Al Binda

    ResponderEliminar
  3. Carlos tens aqui o modelo de como fazer uma boa entrevista.

    E este é o exemplo francês, pois os modelos americanos e ingleses sao de longe melhores, sem concessoes, encostando os politicos à parede.

    Ouve a entrevista e até ao fim. Sao 15 minutos da Arte de entrevistar. Se tu nao conseguires entrevistar um politico ou seja quem for desta maneira entao podes ir lavar pratos.

    http://www.bfmtv.com/bourdin-2012-jean-francois-cope-actu25178.html

    Al Binda

    ResponderEliminar