terça-feira, março 27, 2012

DELEGAÇÃO DA TCV NO MINDELO ABANDONADA PELA ADMINISTRAÇÃO

Ao mesmo tempo que inauguraram novos estúdios digitais na Praia com toda a pompa, os responsáveis da empresa pública de televisão não cumprem compromissos com a sua representação mindelense, deixando jornalistas, operadores e técnicos impotentes para dar resposta às necessidades de informação

Praia, 21 de Novembro 2001 – A TCV acabou de inaugurar, com pompa e circunstância, discurso do Primeiro-ministro e bênção do Bispo, as novas instalações e estúdios digitais na Praia. Foi no passado dia 18, sexta-feira, num dia “abrilhantado” com programa em directo – de discutível qualidade, diga-se de passagem -, autêntica encenação de propaganda da administração e do Governo que se fartaram de dar loas à “introdução de uma solução tecnológica de ponta”, alegando estarem “criadas as condições para o aumento da produção, melhoria da qualidade e diversificação da oferta” do canal público de televisão.

Porém, os profissionais da TCV no Mindelo (São Vicente) acham que não passam de “bazófias de uma administração incompetente”, segundo disse a Liberal uma fonte da delegação mindelense que, por razões não difíceis de deduzir, pediu o anonimato.

À pompa, à modernização e ares de grande empresa virada para o futuro, confronta-se a inexistência de meios e condições dignas para os profissionais no Mindelo poderem exercer a sua actividade de forma eficaz e com critérios mínimos de qualidade. Liberal teve acesso a um e-mail dirigido à administração da TCV, por uma jornalista, e que é esclarecedor: “Olá, congratulo-me com mais este upgrade da RTC - pena que não seja transversal. Enquanto na sede se avança no século XXI, aqui na divisão da TCV Mindelo, retrocedemos para os idos do século XX. Estamos a montar no sistema analógico, nas cassetes BETACAM. As duas unidades de edição digital estão estragadas - uma teve de ir para a Praia, para o conserto, e a outra está bloqueada, sem condições de uso. Até quando?”

As broncas sucedem-se, a título de exemplo, por altura da abertura do Fórum Nacional de Artesanato, a câmera utilizada na reportagem acabou por não registar nenhuma imagem, e para se poder cobrir o primeiro workshop do Fórum, houve necessidade de alugar equipamento que, no entanto, não teve qualquer préstimo porque não estava programado para o sistema utilizado na TCV… A solução foi socorrerem-se de imagens cedidas pela organização do evento.

Num relatório, a que Liberal teve acesso, é evidente a frustração que campeia entre os profissionais da TCV no Mindelo, “pela falta de condições mínimas de trabalho”, e onde se considera que “não seria assim se a administração cumprisse o compromisso tantas vezes reiterado, de enviar um equipamento de filmagem para uma delegação com CINCO jornalistas e QUATRO operadores de imagem”.

Frustração e desesperança, diga-se de passagem, bem expresso no final do documento: “Este relatório não vai mudar absolutamente nada: vamos continuar a usar as DUAS câmaras de estúdio. Gostaria era de convidar o corpo administrativo da RTC e da TCV para que nos acompanhassem no terreno, num fim-de-semana de cobertura aqui na delegação. Será a única forma de conseguirmos algum respeito da vossa parte?”

O “projecto de modernização da Televisão de Cabo Verde”, anunciado pela administração no final da passada semana, parece ser, pelo menos no que respeita à delegação mindelense, “conversa para boi dormir” – como sói dizer-se na nossa terra…


Fonte: Liberal

3 comentários:

  1. Publica também os comentários ao email sujo que enviaste ao Chefe de Informação da RCV e que, por tua indicação, foi parar ao Liberal. Publica também os textos do Liberal que dizem que vocês da RTC são odos jornalistas covardes porque não dão a cara e mandam apenas bocas no anonimato. Porque vieste agora repescar este texto que foi publicado há cinco meses? Será para tentar encontrar aliados, como a frustrada Rosana e outros, para a tua Comissão de Trabalhadores, que não passa de uma panelinha de licenciados incompetentes e frustrados? Porque não assumes uma candidatura alternativa à Carla na Ajoc em vez de ficar querendo fazer guerra à actual direcção da Ajoc? Seja homem....

    Tony Aguiar aguiartony@live.pt

    ResponderEliminar
  2. É caso para dizer: Viva a liberdade de imprensa! Pena que as pessoas se refugiem ainda no anonimato para expressar as suas ideias. Estou disponivel para debater a comunicação social cabo-verdiana, ou o serviço público de rádio e televisão neste país, com quem quer que seja. Seja homem e mulher e mostre a sua cara. Podemos inaugurar aqui uma diatribe sobre os caminhos da nossa C.S. Dá para ver que pelo complexo que demonstra em relação aos licenciados nem sequer passou pelos bancos da universidade. Quanto à Rosana é uma excelente profissional que tem sido colocada na prateleira. Se tiver arcaboiço teórico, venha daí, vamos discutir a nossa profissão. Quanto à minha liberdade de expressa, dela não abro mão...

    ResponderEliminar
  3. Meu prezado Carlos, eu não sou jornalista, mas conheço o assunto e tenho mais formação do que tu, que das aulas a candidatos a licenciados, quando és apenas licenciado. Triste o teu comentário sobre a Rosana. Como é que foi colocada na prateleira se apresenta o principal jornal da TNCV? Como está na prateleira se é considerada a jornalista mais popular de Cabo Verde, pela Afrosondagem, aliás onde o teu nome nem sequer é citado, quando o teu arqui-inimigo José Leite e Moisés Évora, que odeias por não ter ido à Universidade apesar de ser melhor jornalista e mais reconhecido que tu, são os mais conhecidos da rádio!!!???? Ela não tinha um programa na televisão até há pouco tempo? A não ser se cres que ela pode ser directora da TNCV, ahahahahh Então que prateleira doirada é essa? Sobre debate acerca da CS, é coisa de portuguesices. Se és assim tão bom, vai para a imprensa privada que vais ver....

    e eu não sou anónimo, sou Tony Aguiar.

    ResponderEliminar