sábado, maio 21, 2011

Cartas à Júlia

Em plena campanha de limpeza do meu correio electrónico, tarefa que protelo o máximo que puder, deparei-me, por entre pedidos de amizade do facebook, mailings publicitários, imagens obscenas, anedotas desenxabidas e quejandos, com o teu e-mail. Mais do que o nome do remetente, despertou a minha curiosidade o título do ficheiro: DEMISSÃO. Assim, sem mais, em letras gordas.



Mais outro que bateu com a porta! Quem será o coitado (ou talvez seja melhor dizer o esperto? Que motivos terá alegado para querer sair do poleiro? Perguntava eu aos meus botões enquanto aguardava que o conteúdo da menagem desflorasse perante aos meus olhos impacientes.




Que decepção! Afinal a DEMISSÃO que se anuncia pomposa no título da mensagem referia-se à minha pessoa. Ao que parece a demissão de um director, ainda que não seja necessariamente geral, de uma qualquer empresa ou serviço, se enquadra nos tais “valores-notícia” que levam os jornalistas a transformar um acontecimento em notícia. Será que não há mais nada neste país que preocupe os jornalistas!




Não consigo explicar o sentimento que assaltou o meu espírito depois de ter lido, primeiro com algum desinteresse, depois com sofreguidão, imbuído de um misto de expectativa e curiosidade, a tua carta, para saber até onde ia o teu atrevimento.




Não sei quem te deu tamanha legitimidade para falares das minhas convicções. Dizes até ter apostado com amigos teus que o meu segundo mandato como Director da Rádio de Cabo Verde não ia passar de um ano, porque sou uma pessoa de convicções fortes, frontal, que não desiste daquilo em que acredita… mas que não perde tempo quando em troca recebe promessas corroídas pelo tempo.




Que desagradável teres perdido a aposta! Sim, porque ultrapassei a barreira dos 12 meses, por pouco não chegava aos dois anos. Se te serve de consolação, ultrapassei a média de permanência dos cargos de chefia na RCV e TCV que, como sabes, ultimamente, é de um ano e meio. Ademais, estava no segundo mandato após um ano de interregno. Não tenho memória que exista situação do género na história já longa da rádio pública. Já na TCV isso não constitui novidade. Os jornalistas se revezam nos cargos de chefia.




Afirmas em tom brejeiro que é a segunda vez que bato com a porta, sem que ela se parta ao meio, se calhar por ser de ferro ou de mogno. Que ironia! Esta vou dar-te de barato por conta da irreverência própria da tua idade. Mas não só por isso. Vejo que te deste ao trabalho de reflectires sobre algumas questões (em jeito de perguntas) para as quais me pedes esclarecimentos.




Adiante, mas sem antes dizer-te que não sei como te permites desconfiar dos motivos que aduzi para o meu pedido de demissão.“Os motivos pessoais” se pudessem falar teriam muito a dizer. É a desculpa mais esfarrapada de que se deita mão quando se quer abandonar um cargo, sem que os reais motivos que subjazem essa manifestação de vontade venham à tona.




No fundo todos nós temos os nossos imponderáveis pessoais, as razões de força maior, quando não inventamos problemas de saúde para saltar borda fora. Mas o que é certo é que por mais desculpas que inventemos há sempre “um não dito”. Uma espécie de “auto-censura”, para utilizar uma expressão vossa. O seu uso se presta a várias situações, desde manter as aparências, não ferir susceptibilidades, ou por mera covardia.




Acredito que não foi o teu caso (que petulância!), pois da primeira vez que pediste demissão da chefia da rádio, mandaste vir no jornal Expresso das Ilhas. Disseste na altura que “ a RTC é uma empresa gorda, ineficiente e preguiçosa” e culpaste o anterior PCA pela excessiva concentração de poderes, colocando os directores das estações numa situação de completo vazio de competências.




Por isso achas-te no direito de querer saber, “de facto”, o que me levou a deixar a direcção da RCV quando, ao que parece, a rádio atravessa um bom momento, havendo projectos importantes a decorrer, sobretudo, ligados à digitalização dos conteúdos. Perguntas também qual a minha opinião sobre o grau de autonomia e independência de que gozam os órgãos públicos de comunicação social. E o serviço público, quando terá a qualidade que os cabo-verdianos merecem? Mais do que respostas às tuas provocações, depreendo que o que lá fundo desejas é que escreva uma tese sobre o serviço público de rádio… mas isso não se faz através de e-mails!
Não sei por que é que perderia o meu precioso tempo, ainda para mais de férias – e férias para mim significam descanso, banhos de mar, algum sol, footing, televisão (sem bem que não perco muito tempo frente à TV), leitura em dia, etc., – para responder a alguém que não vejo há um ror de anos.




Os alunos guardam na memória, para o bem ou para o mal, aqueles que algum dia foram seus professores. Há outros de quem nem preferem lembrar-se. O mesmo já não se pode dizer dos professores. São tantos alunos que lhes passam pelas salas de aula, cujos nomes dificilmente se recordarão, ainda por cima quando já se passaram alguns anos. Felizmente tiveste a brilhante ideia de anexar uma fotografia tua à mensagem.




Claro que me lembro de ti. Devo aliás confessar-te que as minhas aulas de “Teorias da Notícia e Publicidade”, da Universidade de Jean Piaget, ganhavam sempre mais interesse e dinamismo com as tuas interrogações/provocações sobre vários aspectos ligados ao funcionamento da comunicação social cabo-verdiana. Sei que nunca te convenci de que nos órgãos públicos, fazia sempre questão de salientar o caso particular da RCV, que conheço melhor, há um esforço ingente dos jornalistas e das direcções de conteúdo não sentido de se conseguir as indispensáveis autonomia e independência em relação aos diversos poderes, por forma a assegurar a liberdade de imprensa. Não deixa de ser curioso, mas é verdade é que para os alunos os Governos controlam, manipulam sempre os media estatais e os jornalistas que neles trabalham. Por que será?




Algo me diz que terei muito a ganhar em alinhavar este diálogo contigo, quanto mais não seja por me colocares várias questões sobre o ofício de informar e a função dos meios de comunicação social nos regimes democráticos, assuntos que têm dominado muito do meu escasso tempo livre, obrigando-me a reflectir e a investigar. Penso todavia que esta comunicação que agora encetamos será muito mais proveitosa e esclarecedora se não nos cingirmos aos aspectos comezinhos que forçaram a minha saída da direcção da rádio pública. Salvo melhor opinião, estaríamos a laborar sobre efeitos e não atacando as causas. Uma batalha que, digo-te desde já, só será bem sucedida quando houver vontade política em implementar reformas profundas no sector da comunicação social cabo-verdiana.




Aviso-te que não sou muito dado a monólogos. Para que esta comunicação tenha futuro é imprescindível que haja perguntas, muitas, quanto mais atrevidas e provocatórias, melhor. Ganhamos todos.




Não estranhes se não te responder com a celeridade e periodicidade que desejas. Estou de férias.
Teu amigo




Carlos Santos.
Achadinha, 10 de Maio de 2011

1 comentário:

  1. Broda, gostei do texto, como sempre. Descansa e aproveita. Eu estou nos EUA, para participar num evento, em que fui convidado, sem qualquer custo para a RTC (sabes como são as coisas), aproveitei para fazer umas consultas e vou à faca a 1 de Junho. Espero em breve estar recuperado e na terra para continuarmos a tomar os nossos cafés. Quanto às muitas julias que existem por aí, não te preocupes... são as nossas distracções.

    Mantenhas

    ResponderEliminar