sexta-feira, julho 03, 2009

RCV LIDERÁ MAS PERDE NA CAPITAL

A Rádio de Cabo Verde é estação mais ouvida no País, alem de ser a que ostenta a maior notoriedade.

Os dados constam do segundo estudo da audiometria sobre os Órgãos de Comunicação Social, realizado pela empresa Afrosondagem e apresentado esta manha, na Praia pelo seu director Francisco Rodrigues.

Ainda no universo radiofónico, as pessoas ouvidas pela Afrosondagem exigem mais informação e uma programação mais variada.

No capitulo dos jornais impressos, o estudo aponta para um domínio claro do A Semana, embora o Jornal A Nação seja o que mais cresceu em termos de notoriedade.

A percentagem das pessoas que nunca leram um jornal está próxima dos 30 por cento.

Uma situação que, no entender de Francisco Rodrigues, é preocupante, embora esta proporção tenha baixado em relação a 2007.

No rol dos jornais on line, é O Semana que também se posiciona em primeira posição no estudo da Afrosondagem, que aponta o Liberal como sendo alvo de uma queda acentuada que viu diminuído, de forma significativa, o nível de notoridade.

No universo televisivo, a TCV é a mais vista, mas o canal que mais cresceu é a Record.
Este segundo estudo de audiometria sobre os órgãos de Comunicação Social foi realizado nos concelhos da Praia, Sal, São Vicente, Santa Catarina e São Filipe.

Foram ouvidas mais duas mil pessoas numa amostra representativa, com uma margem de erro de 5 por cento, sendo o intervalo de confiança de 95 por cento.

Fonte: RCV

3 comentários:

  1. http://kauverdianu.blogspot.com/3 de julho de 2009 às 13:56

    Resta saber os motivos desse decrescimo da RTC na capital? Perdeu ouvintes para as outras rádios? kuze ki sta mal na Nr FM?

    ResponderEliminar
  2. Esta sondagem tem de ser reequilibrada com uma outra sondagem. Toda a gente sabe que uma sondagem de um Instituto de sondagem X pode dar 80 por cento a x produto, enquanto o mesmo produto pode obter 90 por cento se a sondagem for feita por outro Instituto Y. Logo nada de dramas!

    Mas a RCV tem de ter cuidado com os sotaques e conjugação de verbos e acordo de sujeito com verbos. Por exemplo ha um slogan publicitario que fala de facturas com o locutor a tratar na primeira parte da frase o ouvinte por tu, para concluir a frase com o tratamento de você.

    Exemplo do locutor: "compraste uma televisão, peça factura"!

    Ora a frase está incorrecta pois devia ser compraste uma televisão, pede factura. Ou entao se for com o tratamento de você o correcto seria comprou uma televisão, peça factura.

    Façam ja a devida correcção!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  3. A TCV é a mais vista? Estão a brincar. O 1º de Abril já lá vai. Fica à frente de que canais? Record Praia? Tiver? Assim não vale. É batota. Qualquer coisa parecida com um canal de tv passa a frente desses dois. Aqui na ilha das montanhas estariam, de certeza, tratados. Eu percebo pouco de amostras de sondagens mas acho que não é justo fazer uma sondagem dita "nacional" com uma televisão nacional e as outras com emissão só na capital. A mesma ciosa para as rádios. Eu entendo daa seguinte forma: em cada 100 entrevista, se 20 forem feitas em S.V. as estações não nacionais (Praia FM, Tiver, Record Praia) já estão em desvantagem.
    Se estiver errada alguém que me explique como funciona. Ficarei eternamente agradecido.

    ResponderEliminar