segunda-feira, maio 18, 2009

S. Vicente tem duas horas diárias na RCV+


Os jovens de S. Vicente, S. Antão e S. Nicolau já estão na nova onda jovem da Rádio de Cabo Verde. A festa de apresentação pública da RCV+ Mindelo aconteceu no passado sábado na Laginha. O KRIOL RÁDIO aproveita uma conversa com o gestor do 2º canal da RCV+, o jornalista Germano Lima, que foi feita na véspera do lançamento oficial da RCV+ para a região norte do país.


José Leite: Apresenta-nos a RCV+…
Germano Lima: RCV+ é o novo canal da RTC com um ano de existência, um canal virado a juventude que dê mais à juventude. Mas constatamos é que a RCV+ já alcançou outras faixas etárias. E como alguém disse a juventude não tem idade. A ideia é rodar boa música, não todas as músicas que as pessoas querem ouvir ou músicas que estejam na moda, mas música de qualidade. Temos também informação, programas virados para a saúde, cinema, desporto principalmente o futebol nacional e internacional – Bola Branca uma parceria com a Rádio Renascença de Portugal.

Os nossos programas não são longos, extensos, são micro programas levando em consideração o ritmo de crescimento urbano quer na Cidade da Praia e no Mindelo. As pessoas não estão com tempo para muita conversa. Portanto, a ideia da RCV+ é juntar a boa música aos micro programas. Também não tocamos qualquer tipo de música, tendo em consideração que existem músicas que podem ferir a sensibilidade de quem as ouve. Também queremos dar voz à nossa juventude, e como sabemos a nossa juventude enfrenta uma série de dificuldades. A nossa ideia é pôr os jovens a falar dos seus problemas, das suas perspectivas, o que estão à espera do futuro, do seu país, do Governo.

Temos programas feitos por jovens como Ritmos e poesias, programa de rock, reggae, isso no crioulo, e tudo isso para criar um canal da rádio com novo estilo, outra animação, aproveitando quer o lado musical, quer o lado criativo. E todos os programas que referi anteriormente que, para além de músicas, transmitem informações, quer dos artistas, como tendências musicais dentro do rock, e tudo isso feito por jovens. E isso contradiz o que costumamos dizer que os jovens estão perdidos, que não interessam, não fazem nada, mas sabemos que não é bem assim. Nós vamos ao encontro dos jovens para ouvi-los, dar-lhes voz, um espaço no seio da comunicação social, é essa a ideia da RCV+. E agora que já chegamos a São Vicente, com certeza jovens de Santo Antão, São Nicolau, estão a ouvir-nos e a nossa ideia é chegar a 95% da cobertura nacional e estabelecer uma ponte entre os jovens e os mais adultos.

JL: Qual a participação de São Vicente na grelha da RCV+?
GL: São Vicente terá participação diária, aos fim-de-semana e sempre que tiver alguma programação dos jovens, eles terão espaço de antena. Começaremos com duas horas, mas poderemos alargar conforme as necessidades e disponibilidade técnica que tivermos.

JL: E a emissão é vinte e quatro horas sob vinte e quatro horas?
GL: Sim. Portanto é uma nova dinâmica e as pessoas em São Vicente que estão a ouvir já repararam que não tem muita conversa. Sempre defendi que quem quer estar informado ao pormenor, deve ouvir a RCV e quem quer uma programação mais descontraída ou que não queira aprofundar as questões desenvolvidas pela RCV oiça a RCV+, com certeza que terá uma boa dose de informação e boa música.

Por: Any Brito

3 comentários:

  1. Para quando ouvir as emissões da RCV+ no Paul e Ribeira grande?
    É k pra ja são apenas os jovens do PNovo a ouvir RCV+

    ResponderEliminar
  2. Djo de Montessussegue19 de maio de 2009 às 14:13

    ouvi esta entrevista em criol, porquê traduzir de criol para português, quando se fala tude diqa em oficilizar criol? Duas hora em criol par Sanvicente ê mute poco.

    Djô de Montessussegue

    ResponderEliminar
  3. estou em portugal gosto muito de ouvir rcv+ so dao boas musicas .
    um abraço para voces todos
    e um abraço para a minha familia en chao grande santiago ( doni )

    ResponderEliminar